domingo, 7 de março de 2021

Cobaias do fascismo

 

Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, um cientista extremamente respeitado internacionalmente, tuitou recentemente que "O Brasil é um laboratório a céu aberto onde se pode observar a dinâmica natural do coronavírus sem qualquer medida eficaz de contenção Todo o mundo vai testemunhar a devastação épica que o SARS-CoV-2 pode causar quando nada é feito de verdade para contê-lo”.

De fato, a semana que se encerrou ontem foi a mais letal de toda a pandemia no país, como se pode verificar no gráfico reproduzido acima, extraído do site do Ministério da Saúde. Foram 10.104 mortes causadas pela Covid-19, o que representa um aumento de 22,6% em relação à semana anterior e uma média de 1.443 óbitos por dia, um macabro recorde absoluto. 

Até o momento, pois nada indica que essa progressão trágica será revertida na semana que se inicia hoje, aniversário de morte da primeira vítima fatal da Covid-19 no Brasil , ocorrida em 12/03/2020. Afinal, seguimos com a vacinação a "conta-gotas", a "política" de negação, omissão, desídia, indiferença, desinformação, sabotagem, chacota e transferência de responsabilidade por parte de Jair Bolsonaro e seu governo, a pusilanimidade de grande parte de governadores e prefeitos, a conivência de muitos parlamentares municipais, estaduais e federais, a complacência do poder judiciário e a incrível idiotia negacionista de milhões de brasileiros e brasileiras que insistem em não cumprir as medidas sanitárias que poderiam diminuir a transmissão do vírus, desafogar um sistema de saúde em colapso e frear a multiplicação de mortes.

Concordando com Miguel Nicolelis que o Brasil virou um grande laboratório, havemos de concluir que Bolsonaro é o "cientista-chefe" e Pazuello o seu principal assistente. Quanto a nós, somos as cobaias de um experimento fascista, pois, como denunciaram ao Mundo hoje personalidades como dom Mauro Morelli, bispo emérito de Caxias, padre Júlio Lancellotti, frei Leonardo Boff, Chico Buarque de Holanda, o próprio Nicolelis e muitos outros em Carta Aberta à Humanidade (assine aqui), "nos tornamos uma 'câmara de gás' a céu aberto" onde "assistimos horrorizados ao extermínio de nossa população, sobretudo dos pobres, quilombolas e indígenas".

Até quando?

9 comentários:

  1. PROTESTO CONTRA O FASCISMO
    https://www.youtube.com/watch?v=0NqnVxbR7Qc&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. Temos que tirar urgentemente esse genocida do poder. Com as nossas instituições podres, e um Congresso Nacional idem, somente o povo nas ruas para apear este louco do poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, mas não tem como colocar o povo na rua com a pandemia descontrolada como está. Penso que temos que ter paciência e militar nas redes sociais neste momento.

      Excluir
  3. Terezinha Cavalcante7 de março de 2021 às 16:28

    Tudo isso que está acontecendo nos deixa muito triste porque não dizer perplexos com o grau de apatia de uma boa parte da sociedade que ainda não consegue perceber a gravidade do vírus e o poder de contágio e não estão nem aí com o distanciamento social ou qualquer outra medida de proteção. Percebendo isso a maior autoridade do país que deveria conduzir esse processo de mobilização da vacinação tem feito opção pelo negacionismo sem dá a menor importância para as famílias que tem perdido seus entes queridos de forma prematura, com a conivência de muitos parlamentares tanto da câmara de deputados como do senado federal que se omitem diante de um problema tão grandioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheira Terezinha, você resumiu muito bem a conjuntura atual, mas com Lula livre, leve e solto agora podemos mudar esse estado de coisas.

      Excluir
  4. Lamentável que chegamos a tudo isso. De dezenas de pedidos de impedimento, nosso parlamento não teve a coragem de abrir nenhum sequer. O judiciário, assiste omisso a tudo, a população, atônita, há muito perdeu a vontade e capacidade de se indignar; e assim, descendo ladeira abaixo, caminhamos, a passos largos, para o principicio. Triste país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, não podemos desanimar! Temos que resistir e virar esse jogo. Agora realmente livre, Lula vai liderar um amplo movimento de salvação nacional. Adelante!!

      Excluir
  5. Pra mim é intencional. O presidente se omite para que aconteça aqui dentro uma convulsão e aí justifique o golpe militar para por "ordem na casa".
    Já vimos esse filme no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Dela-Bianca, concordo que é intencional. Aliás, escrevi sobre essa intencionalidade aqui no Blog no post "Porque Bolsonaro ama a pandemia". Entretanto, acho pouco provável que os militares se aventurem em um golpe neste momento. Não creio que eles queiram assumir o país nessa crise sanitária monumental...

      Excluir