domingo, 14 de novembro de 2010

CDSA DE TODOS NÓS

CARTA-PROGRAMA DA CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS”

MÁRCIO DE MATOS CANIELLO – DIRETOR
JOSÉ VANDERLAN LEITE DE OLIVEIRA – VICE-DIRETOR


O Campus de Sumé é uma importante conquista do povo do Cariri em prol da inclusão universitária de jovens e adultos desta e de outras regiões do país, bem como do próprio desenvolvimento sustentável do semiárido, conquista esta respaldada e fomentada pela administração superior da UFCG, que não mediu esforços para colocar em prática seu Plano de Expansão Institucional (PLANEXP), aprovado pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário em maio de 2005.

Último dos três campi criados pela UFCG através do PLANEXP, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) encontra-se ainda em processo de implantação e estruturação física, administrativa e acadêmica, mas as atividades letivas estão em pleno funcionamento desde setembro de 2009 e hoje o CDSA conta com sete cursos de graduação, um curso de especialização lato sensu em parceria com o INSA, 77 professores, 42 servidores técnico-administrativos e mais de 500 estudantes. Quando estiver completamente implantado, o CDSA contará com cerca de 1.800 alunos de graduação.

Sendo assim, o principal compromisso da CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS” é a plena efetivação do PROJETO ACADÊMICO DO CDSA, aprovado pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário no final de 2008, bem como a conclusão do Plano de Trabalho de implantação do Campus de Sumé, protocolado no Ministério da Educação no mesmo ano.

Assim, após um ano de pleno funcionamento do CDSA – Campus de Sumé, nós decidimos apresentar nossa candidatura à sua direção para o quadriênio 2011-2014, cientes de sua breve mas já gloriosa história de conquistas e dispostos a enfrentar com entusiasmo e espírito republicano todos os desafios impostos por essa complexa tarefa.

Nossa principal diretriz na condução das políticas acadêmicas e administrativas no CDSA será o compromisso inquebrantável que deve nortear qualquer universidade pública: seu protagonismo no desenvolvimento científico-tecnológico, econômico, social e humano da sociedade brasileira, articulado à constante busca pela democratização do acesso ao ensino superior público gratuito de qualidade e pela consolidação da excelência acadêmica do CDSA propiciada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Isto só será possível se construirmos juntos um ambiente em que a liberdade, a igualdade e a fraternidade sejam valores pétreos a nortear nossas ações, possibilitando que todos os segmentos se irmanem para o sucesso do CDSA, contemplando não apenas o respeito aos direitos conquistados por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, mas, sobretudo, formando um pacto de confiança mútua e de reciprocidade na construção deste projeto acadêmico renovador e socialmente justo chamado Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

Sendo estes os nossos principais compromissos – salientando que esta carta-programa não é uma “proposta fechada”, mas um plano de ação a ser renovado cotidianamente pelo diálogo aberto com professores, servidores técnico-administrativos e estudantes – conclamamos toda a comunidade do Campus de Sumé a nos dar seu respaldo democrático através do voto na CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS”, construindo conosco uma gestão democrática e participativa.


NOSSAS PROPOSTAS

INFRA-ESTRUTURA
·         Concluir a implantação do Campus com a execução de todas as obras previstas no Plano de Trabalho, criando um ambiente urbanizado ambientalmente sustentável, propício e agradável para o desenvolvimento das atividades do CDSA;
·         Buscar recursos para a execução de outras obras como o Centro de Eventos do CDSA, com auditório, salas de exposição etc., o Teatro de Arena, a Fazenda Modelo, o Laticínio Escola, a Fábrica de Ração, entre outros.
GRADUAÇÃO
·         Apoio às Unidades Acadêmicas visando à conclusão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos do Centro e o seu reconhecimento pelo MEC;
·         Implementar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Metodologias Inovadoras de Ensino, de maneira a otimizar o processo de ensino-aprendizagem;
·         Elaborar e implantar um Programa de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico, com o objetivo de reduzir a retenção e evasão nos Cursos;
·         Garantir o pleno funcionamento dos Laboratórios Didáticos e outros ambientes necessários ao bom desenvolvimento das atividades letivas;
·         Desenvolver uma política de incentivo à produção de textos didáticos;
·         Incentivar programas de atividades complementares às estruturas curriculares dos cursos.
·         Apoiar as atividades dos programas PROBEX, PIBIC e de Monitoria.
·         Apoiar e buscar mecanismos na implantação de convênios para estágios dos discentes;
·         Promover a isonomia de funcionamento dos três turnos, fomentando atividades regulares e extra-curriculares no período noturno;
·         Lutar pela manutenção da nomenclatura dos Cursos de Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos e lutar junto ao sistema CONFEA/CREA pelo registro profissional destes cursos;
·         Fomentar, após o reconhecimento dos cursos, parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais, internacionais (quando possível), empresas, OGN’s etc;
·         Manter e ampliar a política de aquisição de acervo bibliográfico;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a criação de Empresas Júniores;
·         Apoiar as Comissões Permanentes de Avaliação dos Cursos.
INTEGRAÇÃO DAS UNIDADES ACADÊMICAS
·         Incentivar, fomentar e apoiar a integração e colaboração mútua entre as Unidades Acadêmicas, UATEC e UAEDUC;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a promoção de seminários interdisciplinares organizados conjuntamente pelas duas unidades acadêmicas, com a participação de convidados externos de elevado reconhecimento científico e cultural;
·         Incentivar, fomentar e apoiar publicações conjuntas, fóruns de debates sobre questões interdisciplinares ou multidisciplinares, discussão sobre novos programas conjuntos de graduação e de pós-graduação, etc;
·         Promover estudos e debates no intuito de fazer um balanço permanente da composição das Unidades Acadêmicas, suas dimensões, linhas de pesquisa, graus de participação na graduação e na pós-graduação. Tais estudos e debates, sempre pautados pelo respeito institucional e pelo primado do acadêmico, permitirão que o Centro estabeleça e implemente políticas acadêmicas adequadas ao futuro no que concerne aos quadros docentes (vagas, áreas prioritárias para admissão, carreira, ascensão funcional, aposentadoria, colaboradores, visitantes etc.).
·         Implementar programas de cooperação com outras instituições, incentivando a vinda regular de pesquisadores e professores visitantes, de modo a fortalecer academicamente a oferta de cursos em nossos programas;
·         Estimulo à criação de boletins regulares, de jornal e da revista do CDSA, considerando a área específica de cada curso ou programa;
PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
·         Criação de programas de pós-graduação, com eventual parceria com outras instituições, buscando contextualizar a temática regional;
·         Ampliar a política de parcerias com instituições públicas e privadas, visando o apoio à pesquisa;
·         Incentivar a implementação de Convênios de Cooperação Internacional;
·         Incentivar a publicação de trabalhos técnico-científicos em periódicos nacionais e internacionais;
·         Apoiar a realização de eventos técnico-científicos e artístico-culturais;
·         Incentivar e apoiar a participação de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes em eventos técnico-científicos e artístico-culturais;
·         Consolidar a Secretaria de Apoio a Projetos como ferramenta de assessoria técnica aos pesquisadores.
EXTENSÃO
·         Consolidar o Núcleo de Produção Agropecuária (NUPAGRO) e o Núcleo de Extensão (NEXT), dotando-os de infra-estrutura adequada e orçamento próprio;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a criação de outros Núcleos de Extensão;
·         Estimular uma participação mais efetiva de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes na elaboração e desenvolvimento de projetos de extensão, como também de cursos de extensão;
·         Apoiar e incentivar o desenvolvimento de Projetos que atendam às demandas dos setores agropecuário (principalmente a agricultura familiar), industrial e de serviços;
·         Ampliar a integração com os setores da comunidade e da sociedade civil organizada;
·         Criar condições para o oferecimento de cursos a distância;
·         Criar o Programa de Estágio Docente em Empresas;
·         Projetar e viabilizar a criação da Incubadora de Empresas do CDSA.
POLÍTICAS ESTUDANTIS
·         Consolidar e ampliar o Programa Restaurante Universitário com a construção de prédio próprio;
·         Implementar o Programa Residência Universitária;
·         Consolidar e ampliar o Programa de Bolsa Manutenção;
·         Consolidar a Gerência de Assuntos Estudantis (GAE);
·         Manter diálogo constante com as Entidades Estudantis;
·         Apoiar a participação de estudantes em eventos técnico-científicos e artísticos-culturais.
OUTRAS ATIVIDADES
·         Lutar pela federalização da Escola Agrotécnica de Sumé com a criação do Ensino Médio Profissionalizante;
·         Estimular a capacitação de docentes e servidores técnico-administrativos;
·         Promover uma gestão administrativa transparente com respeito às formas de tomada de decisão e com relação aos recursos orçamentários e sua aplicação.
·         Incentivar a elaboração de projetos visando à obtenção de recursos financeiros junto aos  Fundos Setoriais, objetivando a recuperação e ampliação da infra-estrutura física de laboratórios didáticos e de pesquisa;
·         Organização de espaços para interações humanísticas e culturais;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a realização de eventos propostos pelos três segmentos da comunidade universitária.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Manifesto UFCG Dilma Presidente


Nós, mais de 600 professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da comunidade da UFCG, cidadãos de diferentes convicções políticas, filiações partidárias e credos religiosos, tornamos público nosso apoio à Dilma Roussef para Presidente da República.
Queremos o Brasil para todos os brasileiros, sem discriminações sociais, econômicas, políticas e culturais. Queremos um país governado pelo nosso povo, sem imposições de grupos internacionais e sem perda do nosso patrimônio público. Queremos um país onde todos tenham assegurado o acesso à saúde, à educação, à moradia, ao emprego, à alimentação, à justa remuneração, à segurança, ao transporte coletivo, entre outros direitos sociais.
Queremos um país republicano, um país de todos, que não seja um monopólio de elites ou uma colônia de São Paulo.
Queremos um país de todos brasileiros. 

Acácio Dantas Nascimento- S. téc. adm.
Adailza M. da Silva Rodrigues – estudante
Adelgicio Farias Belo Filho- S. téc. adm.
Adélia Patrícia C. Surdick- s. tec. Adm.
Ademar Barbosa- - F Téc. adm
Ademir do Ó- Tec adm.
Adolfo Fellipe A Carneiro – estudante
Adriana de S.  Meira Vital – professora
Adriano da Silva- S. téc.administrativo
Adriano M. dos Santos – S. Téc Adm
Adriano Silva G. da Rocha- estudante
Adriano Trindade de Barros – professor
Aedinete Bezerra Barreto- estudante
Agnodicéia de Araújo Lima – estudante
Ailton H. Gomes- estudante
Alan Roger Oliveira Silva – estudante
Alberto José Santos Ramos- professor
Alcionio Saldanha de Oliveira- professor
Aldenor G. da Silva – professor visitante
Aldre Jorge Morais Barros- professor
Alex Oliveira Nascimento – S. Téc Adm
Alex Sales dos Santos- estudante
Alexandre A. Victor da Silva- S. téc.adm.
Alexandre L. Figueiredo- S Tec. Adm
Almir Gomes – professor
Aluízio Guimarães- tec-adm
Alunilda Januncio de Oliveira- professor
Amanda S. Camelo de Araújo- estudante
Ana Angélica P Maxwell- S. téc.adm.
Ana C. M. Da Silva- estudante
Ana Célia R. Athayde – professora
Ana Cristina Chacon Lisboa – professora
Ana Jacqueline de Barbosa- estudante
Ana Maria Henriques- S. téc.adm
Ana Maria P. do Nascimento – estudante
Ana Paloma T.de Araújo – S. Téc Adm
Ana Paula de V. Coura- S. téc. adm
Ana Paula G. Leite- estudante
Ana V. R. de A. Guimarães- profa apos
Analu Freitas de Sousa Brito – estudante
Ancelmo Almeida Lima
Anderson de Sousa da Silva- estudante
Anderson R. da Silva- - estudante
Ângela Metri- professora
Ângelo M. Alves Almeida- S. téc.adm.
Antonio Anísio V. Neto Tec.adm.
 Antonio Antunes Melo - Estudante
Antonio Bezerra da Silva- func após.
Antonio Carlos Buriti da Costa- professor
Antonio Carlos da Silva- T.Tec.adm.
Antonio Costa Araújo- T.Tec.adm.
Antônio da S. Campos Junior – professor
Antonio Dias dos Santos- Tec Adm
Antonio Gláucio de S. Gomes- professor
Antonio José da Silva- professor
Antonio Leomar Soares- - F Téc. Adm.
Antonio Marcos de Sousa- S. téc. adm
Antonio Ribeiro da Paz- tec aposent.
Arlene Braz da C. Silva
Armando Ribeiro- S. Téc Adm
Arthur H. e Silva Furtado- estudante
Arthur N Fernandes- S. téc. adm
Arthur Nóbrega Araújo- estudante
Ary Vieira da Silva- professor
Aulia Soares Pereira- estudante
Benjamin Montenegro- professor
Berionilda do Nascimento- F téc. adm
Berlênia V. Nogueira - S Tec. Adm
Bernardo Barbosa- professor
Bonaldo C da Silva- Tec Adm
Bráulio Maia- professor
Brenda Soares Ferreira- estudante
Bruna A. B. da Nóbrega – estudante
Bruna Riviane S. de Sousa
Bruno J. das Neves Moura- estudante
Bruno M. Roldão de Araújo – professor
Bruno Rafael de A Gaudinau- estudante
Caciana Cavalcanti Costa – professora
Camila de Castro Barbosa
Camila Maria D. Amador – estudante
Carla Emilia da S.Chaves. estudante
Carla M. F. Santa Cruz – S. téc. adm.
Carlos A. Soares de Andrade- professor
Carlos Alberto da Rocha- professor
Carlos Alberto V. de Azevedo- professor
Carlos André C.de Oliveira- S. téc. adm
Carlos Emanuel M. da Silva- estudante
Carlos Minor Tomiyoshi- professor
Carmem Clara Tarradt- Tec. Adm
Carmem Verônica Nóbrega- professora
Caroline Barros de S. Silva – estudante
Cecília Telma A P Queiroz- estudante
Cezar Veloso Riceiro- S. téc. adm
Cícero de Sousa Lacerda- estudante
Cícero Felix da Silva- func
Claudia Janaina G Farias- estudante
Cláudia Patrícia S.  Santos – professora
Claudiana Feitosa dos Santos – estudante
Cláudio Batista- professor
Cyntia Carolina Brasileiro- estudante
Damiana Cristina Gomes- estudante
Daniel A. de Moura Pereira – professor
Daniel Cordeiro de Moraes- professor
Daniel Lela Araújo- estudante
Daniel M. Braga Batista- estudante
Daniele Araújo Alecrim – estudante
Daniella Cibele Bezerra – S. Téc Adm
Danilo de Castro- S. Téc Adm
Darlana A Lopes de Oliveira – estudante
Dayse Perera Dias Silva
Décio Guedes- S. téc. adm aposentado
Delosmar C. de S. Oliveira – S. Téc Adm
Dermeval Araujo Furtado - Professor
Diana Simões- S. téc. adm
Diego de Souza- estudante
Diego Gadelha de Menezes – F tec.adm.
Diego José Nunes Ferreira- T.Tec.adm.
Dimas Batista- tec- adm
Dimas Batista Xavier- Tec Adm
Dimas Soares da Silva- T.Tec.adm.
Dinaldo Soares da Silva- T.Tec.adm.
Diogo Pereira do S. Santos- estudante
Dorivaldo A. Salustiano- professor
Dorivaldo Alves Salustiano- Tec.adm.
Dorval Rodrigues – S. Téc Adm
Douglas A. Saraiva Leão – S. Téc Adm
Éden Duarte P. de Sousa – S. Téc Adm
Eder Ferreira Arriel- professor
Edgar Malagodi- professor
Edgar Roosevelt Braga Filho- professor
Egidio Alisson G. de Andrade- estudante
Edileuza C. R. de Medeiros – professora
Edílson Amorim- professor
Edimilson F Nunes- S. téc. adm
Edjane E. Dias da Silva – professora
Edson Guedes- professor
Edson Xavier dos Santos – S. Téc Adm
Eduardo J de Moura- professor
Edvaldo José Caiçara- tec.adm
Edvanio Maciel Silva
Elane Maria Silva de Sousa- estudante
Eleny Gianini- professora
Elhisia Vieira Soares- S Tec. Adm
Eliane Maria Rafael- estudante
Eliane Tejera Lisboa- professora
Elivelton O. de Lima- estudante
Elizabeth C de Andrade Lima- professora
Elton Fernandes M. de Lima- estudante
Elvia Leal- estudante
Emanuele Cardoso Dias- estudante
Emilly Alves de Oliveira- estudante
Emir Candeia – professor
Erica Macedo- F Técnico administrativa
Erick Tell – S. técnico-administrativo
Erico Miranda- professor
Erika Arielly Nunes Maciel – estudante
Érika Catarina de Melo Alves- estudante
Erinaldo A. D. Guimarães- prof. após.
Erismarcos S. da Silva – S. Téc Adm
Erivan Silva professor
Euclydes p dos Santos- T.Tec.adm.
Evaldo Pinheiro de Carvalho- T.Tec.adm.
Evanildo Noguerira de Sousa- T.Tec.adm.
Eveline Maria F Cândida- S. téc. adm.
Everaldo dos Santos- Tec adm
Ewerton Rômulo S. Castro - Estudante
Fabiana da Silva França- S Tec. Adm
Fabiana H. de Sousa- estudante
Fabio Coelho da Silva- professor
Fabio de Freitas Pereira- professor
Fábio de L. P. Pimenta – S. Téc Adm
Fabio F B Freitas- professor
Fábio Ferreira de Medeiros – professor
Fabíola Amorim Albino- estudante
Fabíolla Paulino A. Oliveira – estudante
Fabrícia De Sousa Silva- estudante
Felipe A. de Albuquerque – S. Téc Adm
Fernanda Cristina P. Sousa – estudante
Fernanda Leal- professora
Fernanda Raquel R. Pereira – estudante
Fernanda Santos- estudante
Fernando de Araújo Alves- Tec. Adm
Fernando Francisco- - S. técn. adm
Fernando Garcia- professor aposentado
Fernando José da Silva- Tec.adm
Fernando Torres Barbosa- professor
Flávio Candido- S. técnico-administrativo
Flávio Jacinto Almeida-estudante
Flávio L H Silva professor
Flávio Luiz Honorato da Silva-professor
Francisca Barbosa S de Britto- S. Téc Adm
Francisca Bezerra de Oliveira- professora Cajazeiras
Francisca Sousa de L. Gomes- estudante
Francisco A. C. Metri- professor
Francisco A. Moraes de Sousa- professor
Francisco B. de Lucena- S. téc. adm
Francisco Cesar da Silva – S. Téc Adm
Francisco D. L Neto- Tec Adm
Francisco freire Soares- S. téc. adm
Francisco H. das Chagas- S. téc. admtivo
Francisco Julio S. A. Correa- professor
Francisco Paulino Filho – S. Téc Adm
Francisco Tejo- professor
Franz M B. de Cavalcanti- Tec. Adm
Fulvio Teixeira de Barros-- F Téc. adm
Gelfa de Maria Costa Aguiar- professor
George do N. Ribeiro – professor
Geovani Soares – professor
Geralda B. Caetano Alves- T.Tec.adm.
Gerlane M.S. Brandâo- F Téc. adm
Gerson Correia Soares- S Tec. Adm
Gesinaldo Ataíde Cândido – professor
Geyse Karla Leite Brito – S. Téc Adm
Ghislaine Duqué – professora aposentada
Gilda Flavia de Oliveira- estudante
Gilmar Trindade de Araújo- professor
Giselle Sales- - F Técnico administrativa
Gláucia Yohanny S Barbosa- estudante
Glauciane Danusa Coelho- professora
Gláucio Figueiredo- professor
Glauro Feitosa Duda- F Téc. adm
Graciele da Costa Silva- estudante
Guilherme Augusto de Morais
Gustavo de F C Almeida- S. téc. adm
Gustavo D. do Nascimento – S. Téc Adm
Gustavo Villarim de S.  Leite – Tec. adm
Hamana de V. Medeiros- estudante
Hegilli Franklin de Sousa – S. Téc Adm
Helder de Assis Nunes- estudante
Helder Lucena Pereira- S. téc. adm.
Helio Pires de Almeida- Professor
Hellany C. A. de Lima- estudante
Hérica Rayane R. Araújo- estudante
Hermano N. de Araújo- professor
Hermeval Jales Dantas- estudante
Hermilia Feitosa J Ayres-professora
Hilário Lima de Souza-tec. Adm
Hugo Morais de Alcântara – professor
Humberto Actis Zaidan- professor
Humberto Alves da Silva. Tec. Adm
Humberto Dias da Cunha – S. Téc Adm
Iana Duarte K de Souza. S Tec adm
Ildefonso de Oliveira Pinto- S. téc.adm
Ilma da Silva Sousa- estudante
Iralecio Bezerra de Lima- estudante
Irenaldo Gomes de Abreu- s. tec. Adm.
Isaac Alexandre da Silva – professor
Isabelle Aline Donato Braz- estudante
 Isabelle de S. Silva Pinheiro - Estudante 
Israel R de Araújo- estudante
Italo Nathan de lira
Itamar Ferreira da Silva- professor
Ivania de Sousa Pereira- estudante
Ivania Maria Cruz do Bu- S. técn. adm
Ivo dos Santos- - F Técnico administrativo
Ivo Silva Tavares- S. téc. adm
Ivonaldo Alves do Nascimento- Tec adm
Izelio de Almeida Arruda- estudante
Jaceny Batista de Sousa- estudante
Jackson E. de Sousa- estudante
Jadelson R. Chagas- S. téc. adm
Jailda P. de Albuquerque- S. téc. adm
Jaime Alves Barbosa Sobrinho- professor
Jaime S.  de Souza Filho – estudante
Jandi Batista de Sousa- estudante
Jandira Brito- S. técnico-administrativa
Jane Isa S. da Silva Lima – estudante
Janeide Albuquerque- professora
Jânio Ludovic A. de Medeiros – professor
Jarbas M. P. de Moura. Tec. Adm.
Jean Carlos - estudante
Jean Queiroz – professor
Jesiel Ferreira Gomes – S. téc.adm
Jéssica Gomes Fontes- estudante
Jéssica Sobreira - estudante
João Antonio da Silva- S. téc. adm
João Batista de França – estudante
João Batista Veras- professor
João Correia dos Santos- S Tec. Adm
João da Silva Farias – S. Téc Adm
João Evangelista S. do Carmo- professor
João Luis dos Santos – S. Téc Adm
João Marques de Carvalho- professor
João O. Paes de Barros- prof. após.
Joao Paulo G. Martins- estudante
João Paulo Veloso Borges – estudante
João Severo Filho – S. Téc Adm
Joel Rodrigues da Costa- T.Tec.adm.
Joelma Sales dos Santos – professora
Jogerson Pinto Gomes Pereira- professor
Jonas Gris B de Sousa- estudante
Jorge Alves de Sousa – professor
José Adriano Bezerra - S. téc.adm
José Airon Barbosa da Silva- S. téc.adm
José Alixandre de Sousa Luis - Professor 
José Antonio de Sousa Neto- estudante
José Antonio de Souza - S Tec. Adm
José Aroldo da Silva- S. téc. adm
José Batista dos Santos- S. téc. adm
José Benício da S. Filho- prof. apos.
José Braulio Japiassu – S. Téc Adm
José Bruno Maciel Nunes – estudante
Jose Carlos dos Santos- Tec.adm
José César de A. Costa- professor
José Cesário de Almeida – professor
José da Silva Quirino- professor
José Dantas Neto- professor
José de A. Dela-Bianca – S. Téc Adm
Jose de Anchieta C Araújo- Tec Adm.
José de Arimatéia Fernandes- professor
José de Sales Neto
José E. Farias de Oliveira- estudante
José Eduardo da Silva- - S. téc. adm.
José Fernando Leite Aires – professor
José Flávio M Vieira Junior- T.Tec.adm.
Jose Francisco da Silva Tec Adm
José I. Figueroa de Amorim- S. téc. adm
José Irelanio de Ataíde- professor
José Irivaldo Alves O. Silva –Professor
José Ivaldo Barbosa de Brito – professor
José Justino Filho- professor
José Luciano Queiroz- Professor
José Maria de Jesus I. Villota- professor
José Marivaldo- estudante
José matias de Oliveira Net0- estudante
Jose Milas Pereira- estudante
José Pereira da Silva- S. téc. adm
José Policarpo- S. técnico-administrativo
José R. Lacerda de Barros- estudante
José Romílson Paes de Miranda – professor
José Sebastião Rocha- professor
José T Caiçara- S. técnico-administrativo
Jose Thadeu b Borba- - F Téc. adm
José V. Leite de Oliveira – professor
José Wilton de Freitas Ramos- estudante
Josefa Cristina - S Tec. Adm
Josemar Bispo Martins- estudante
Josemir Camilo- professor aposentado
Josenildo de O. Sobrinho – estudante
Josenira S. França- S. téc. adm
Josicleide C de Araújo- estudante
Josivane Andrade- estudante
Jossevaldo Pesoa da Cunha- professor
Juarez Cavalcante Brito Júnior, estudante
Jucelino Luna – estudante
Juciany P da Silva Alves- estudante
Jucilene Pereira de Sousa – estudante
Júlia Oliveira Aires - estudante
Juliane Vasconcelos da Silva – estudante
Julio César da Silva- T.Tec.adm.
Julio César de A. Chagas- T.Tec.adm.
Julya Karoline - estudante
Juscelino Marimbondo- professor
Jussara R. de Wanderley- estudante
Kallyne Bezerra Ferreira – estudante
Karlla Karen Da Silva- estudante
Kátia Patrício B Campos – professora
Kelly Cristina Costa Soares- Professor
Keyla Queiroz e Silva- professora
Laércio Gomes de Oliveira- professor
Laerson Duarte da Silva- professor
Laisa Grasiele R. de Oliveira
Larissa Danielle Brito- estudante
Lauriceia Galdino dos Santos- estudante
Laurindo Pontes da Silva- S. téc. adm
Leandra B. da Silva- estudante
Leandro Barbosa Duarte- estudante
Leandro da Costa Clementino – estudante
Leiliam Cruz Dantas- professora
Leimar de Oliveira- professor
Lemuel D. Guerra Sobrinho- professor
Leonardo Ribeiro Mendes – S. Téc Adm
Leonardo Rodrigues da Costa- estudante
Liliane de Mendonça Almeida- S. téc. adm
Lívia Mayara S. Pereira – estudante
Livio José da Silva- professor
Louise de Lima Bastos- F Téc. adm
Lourinaldo Pontes – S. téc. adm
Luana O. Lins de Sá - Estudante
Luana P. Vilar
Luciana Freire Pinto – S. téc.adm.
Lucienio do M Teixeira- professor
Lucienne da Costa Ferreira- S Tec. Adm
Ludmila Kemiac- S. técnico-administrativa
Luiz A. O. Farias- estudante
Luiz Carlos de Souza Jr- Tec. adm
Luiz Eduardo Cid- professor
Luiz Felipe- estudante
Luiz Marcelo Barreto- S. téc. admvo
Luiz R. S. Miguel- estudante
Luiza R. M. do Nascimento- estudante
Luzia de L. Ferreira- estudante
Luzinete Barbosa da Silva-estudante
Lyana Silva e Cavalcante – S. Téc Adm
M. Socorro C. Pereira da Silva- Tec Adm
Mª Aparecida G. de Lima- estudante
Maelson de Lucena Alves- tec. Adm
Manoel Antonio da Silva- S. téc. adm
Manoel Donato de Almeida- professor
Manoel Geraldo de Sousa
Marcelo Alessandro- T.Tec.adm.
Marcilio da Paz Silva- estudante
Marcio Caniello - professor
Márcio Daniel R. Medeiros – Téc. Adm
Marco A. A. do Nascimento- T.Tec.adm.
Marco Aurélio Soares Souto- professor
Marco Aurélio T. e Lima- professor
Marcondi Barreto de Sousa- estudante
Marconi B. Nóbrega- - F Téc. adm
Marcos Antonio da Fonseca- F Téc.adm.
Marcos Antonio da Silva- T.Tec.adm.
Marcos Antonio de Britto Lyra- professor
Marcos Antonio Mendes Dantas Júnior – S. Téc Adm
Marcos Antonio Siva- tec-adm
Marcos Barbosa- professor
Marcos J. Almeida Gama – professor
Marcos José dos Santos - S Tec. Adm
Marcos Ribeiro- professor
Marcos Souza da Silva- professor
Marcus Bessa de Menezes- professor
Maria Aldano de França- professora
Maria Aline de Souza Guedes- estudante
Maria da C. A Teixeira- S Tec. Adm
Maria da C. M. C. Oosterhout- professor
Maria da C. M. Campelo- Professor
Maria das Graças F. Teófilo- S Tec. Adm
Maria de Fátima da S. França- tec.adm.
Maria de Fátima Medeiros- tec.adm.
Maria de L..M. Genuína Neta – estudante
Maria dia Conceição Andrade- F Téc. adm
Maria do . Pedrosa Lima- S. Téc Adm
Maria do Carmo – professora
Maria do Desterro Medeiros- estudante
Maria do S. Batista de Lima- S. Téc Adm
Maria do S. de Oliveira - S. téc. adm
Maria do Socorro A de Souza- S. téc. adm
Maria do Socorro de Castro
Maria do Socorro Silva- Professor
Maria Eliane S.  Lima- S. téc. adm
Maria Helena G. de Almeida- S Tec. Adm
Maria Ivete torre- S. técnico-administrativo
Maria José da S. G. Nonato- S Tec. Adm
Maria José de S. Romão- T.Tec.adm.
Maria Juliana Q. Oliveira – S. Téc Adm
Maria Leide S. Alencar-Professor
Maria Lourenço da Cruz- S. téc. adm
Maria Luiza de Sousa- estudante
Maria M. Moreira Vieira – professora
Maria Tereza C. C. do Nascimento- estudante
Maria U. da Nóbrega – estudante
Mariana Barbosa Soares- Tec adm.
Mariana Carla L. Meneses- estudante
Marianne Sousa Barbosa- estudante
Marilene D da Silva- estudante
Marinilson B Pinto- S. téc. adm
Mario Gomes da Silva- Tec Adm
Marta Maria da Conceição – professora
Marta T. de F. Dourado- estudante
Martinho Q. Salgado – proS.  aposentado
Marx Prestes Barbosa – professor
Maurino Medeiros de Santana- professor
Maxwell Leonardo Dias- S. téc. adm
Mayara M. A.da Moura Nunes – estudante
Mércia R R Batista - professora
Mery Cristina P. de Melo - S. Téc Adm
Meryglaucia Silva Azevedo- Graduanda
Michel François Fossy – professor
Michele Marinho Brasil- S Tec. Adm.
Michelle G. Lima e Mello- Tec adm
Milena Thais S. Negreiros - estudande
Miriam Costa- professora
Mirian Farias da Silva – estudante
Moema S. de Castro- profa aposentada
Mônica Martins Negreiros – professora
Morgana M. S.Monteiro Lima- estudante
Mozaniel Silva- professor
Nadege da Silva Dantas – professora
Nair Barbosa da Silva- estudante
Nair E. B. Cavalcanti Medeiros- estudante
Napoleão C. N. da Silva- - S. téc. adm.
Nata Morais de Oliveira- professor
Nayane de Q. Nascimento- estudante
Neide Conceição dos Santos- estudante
Neuma Maria C. Felipe- S. téc. adm
Ney Robson A Tavares - T.Tec.adm.
Ofélia Barros – estudante
Olívia Rakel- estudante
Orlândia B. B. Sousa - estudante
Osiran S.  de Lima – S. téc. adm
Otávio Luís de Santana – professor
Pablo José C. Medeiros- estudante
Pablo V. de Lima Rocha – estudante
Patrícia Trindade Caldas- professora
Paulo Candido da Silva – estudante
Paulo da Costa Medeiros – professor
Paulo de Almeida Pinto- prof. apos.
Paulo de Melo Bastos – professor
Paulo de Tarso Medeiros- professor
Paulo Henrique- estudante
Paulo J P. Zilli- S. Téc Adm Engenheiro
Paulo R. dos Santos Ribeiro- T.Tec.adm.
Paulo R. Pereira de Sousa – S. Téc Adm
Paulo Valério T Leite- estudante
Pedro Francisco Alves- professor
Pedro Jenuino da Silva- T.Tec.adm.
Pedro Luiz do Nascimento- professor
Pedro Qurino- professor
Pérsio Dias de Medeiros- func
Poliana Ferreira da Costa – estudante
Polliany C. Monteiro da Silva – estudante
Pollyanne Rachel Fernandes Maciel
Priscila da C. B Nascimento – estudante
Quezia V. Flor Furtado- Professor
Rafael Galdino Maia- Tec adm
Rafael Lins do Egito
Raiff Leite Soares- estudante
Raimundo Nonato Formiga- S Tec. Adm
Raíssa Mayane de S. Bezerra – estudante
Ramílton Marinho Costa - professor
Raoni de Oliveira da Silva- estudante
Raquel Juvêncio da Silva – estudante
Rayane Brito de Sousa- estudante
Reginaldo Teixeira Ferreira Jr - S. Téc Adm
Reinildo Francisco S. de Sá
Renaldo Araújo- S Tec. Adm
Renally Barbosa – estudante
Renata B Milanês- estudante
Renato T. Maciel Filho- estudante
Rhayane Freitas de Queiroz
Ricardo S. de O. Machado – S. Téc Adm
Ricardo Trigueiro Moscoso T.Tec.adm.
Rivaldo B. de Aquino Filho – S. Téc Adm
Rivaldo C. Silva Dantas- Tec Adm
Robério Ferreira dos Santos- professor
Roberto A. da Paz- S. téc.adm.
Roberto Farias Ferreira- Tec adm
Roberto M. Santos- S. téc. adm
Roberto Mendoza- professor
Roberto Veras- professor
Robson Fernandes Barbosa – professor
Rodolfo Agra- S. técnico-administrativo
Rodolfo Gomes Martins - estudante
Rodrigo de Azeredo Grunewald- professor
Rodrigo F. Luz Serrano - Estudante
Rodrigo Rafael Dias Freire
Romeu Fernandes de Paula- professor
Romualdo Manoel da Costa- func.
Rômulo Augusto V. Silva – professor
Rômulo Feitosa Navarro- professor
Rômulo Maranhão do Valle- professor
Ronaldo Laurentino de Sales Jr- professor
Rosileide A. Feerreira- F Téc. Adm.
Rosilene Montenegro- professora
Rozenval de Almeida Sousa – professor
Rúbia Quaresma de Freitas - S. Téc Adm
Ruy Everton Leão- S. téc. adm
Sara. H Pontes Lunes- Administ.
Saulo de A. Vila- estudante
Saulo Magno de A. Vilar – estudante
Sebastião L. de Sousa Jr- S. téc. adm.
Sérgio Marcelo Oliveira – S. Téc Adm
Sergio Neves Dantas - professor
Sergio Phillip O Eugenio- estudante
Severino Everton Gomes- Tec. Adm
Severino José Cabral- professor
Severino José de Lima- professor
Severino Ramos Simões – S. Téc Adm
Shayanne Silvana-estudante
Sheila Michele Farias - F Téc. adm
Silvan Sousa- - F Técnico administrativo
Simone Aparecida da Silva Lins - Técnica
Sinedei Moura- professor
Socorro B da Silva- F Téc. adm
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Sônia Maria Lira Ferreira – Professora
Sônia Maria Lira Ferreira- Professor
Sostenes Ferreira Torquato- Tec Adm
Stefania Bezerra de Oliveira – estudante
Tales G. Lopes de Sousa Lima- estudante
Tamara Aline R. Maciel- estudante
Tânia Regia de Oliveira- professora
Tarcisio J. de L. Nunes- estudante
Tercio Leite de Almeida- estudante
Teresa Cristina Peret- S. Téc Adm
Teresa Lúcia Brito de Lima- S. téc. adm
Terezinha J. de Freitas- S Tec. Adm
Thaís Gaudêncio do Rego-Professor
Thaise C. Guedes Dutra- - F Téc. adm
Thaise da Silva Lira- estudante
Thales Brás de s.Marques – estudante
Thiago Pereira Fernandes – S. Téc Adm
Thompson Fernandes Mariz- professor
Thyago E. F. de Medeiros- estudante
Tiago Ferreira Simões- estudante
Valdir José Costa Padilha – S. téc adm
Valdira Costa- Tec. aministrativao
Valdonilson B. dos Santos – professor
Valéria Andrade – professora
Valério V. de Sousa Barros – estudante
Vanderberg dos Santos.- S. téc. adm.
Vanessa Emanuelly de Souza – estudante
Vânia Sueli G. Rocha- professora
Vânio Fragoso Melo- professor
Veneziano Guedes de Sousa- estudante
Vera L. N. dos Santos- estudante
Vera Lucia Antunes de Lima - professora
Vicente de P. A. Araújo – S. téc. adm.
Vicente de Paula Ferreira-- F Téc.adm.
Vijay P. S. Nain- prof aposentado
Vilson Cesar Schenato – estudante
Vimário Simões Silva- professor
Vinícius Costa Amador – estudante
Vinicius de Araújo Simões- estudante
Virgilio Brasileiro- professor aposentado
Vital A.de Araújo- T.Tec.adm. aposentado
Wagner Braga Batista- prof. aposentado
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Orçamento das Universidades Federais cresce mais de 120% no Governo Lula

Do Valor
Luciano Máximo | De São Paulo
29/10/2010 

As 57 universidades federais brasileiras terminam 2010 com um caixa de R$ 19,7 bilhões - já descontado o pagamento de aposentadorias e pensões. O valor é o mais elevado em duas décadas e representa um salto de quase 120% na comparação com o orçamento verificado em 2005, de acordo com números compilados pelo professor Nelson Cardoso Amaral, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e pelo Ministério da Educação (MEC).
Os últimos cinco anos ficaram marcados pela execução das duas fases do programa federal de interiorização das instituições de ensino superior e de expansão da oferta de vagas e cursos, da contratação de professores e funcionários e dos investimentos para ampliação da infraestrutura da rede, com novos prédios de salas de aula, laboratórios e equipamentos. O aumento do orçamento das universidades sucede um longo período de estabilidade orçamentária, que durou 11 anos, entre 1995 e 2005. 
Observador do desempenho orçamentário das universidades federais desde 1989, o professor Amaral lembra que, apesar da recente evolução, os recursos destinados a investimentos precisam crescer, pois são bem inferiores aos gastos com salários, aposentadorias, pensões e até manutenção. Segundo a execução orçamentária de toda a rede, dos R$ 22,1 bilhões do orçamento integral de 2009 (incluindo inativos), R$ 1,4 bilhão (6,5%) foi a rubrica capital, destinada à ampliação da infraestrutura ou aquisição de equipamentos. Folha de pagamento e inativos representam fatia que supera 80% do caixa das universidades.
"Gastos com salários são importantes, porque mão de obra é a maior riqueza de uma universidade. Ainda assim, o crescimento é o maior dos últimos anos e ajudou a superar o período de estagnação no custeio e investimento durante os oito anos do governo FHC. Muitas universidades ficaram endividadas", diz Amaral.
Cálculos do acadêmico apontam que o orçamento das federais registrou ligeira queda entre 1994 e 2002, passando de R$ 9,2 bilhões para R$ 9 bilhões, já descontados inflação e gastos com inativos. Os investimentos recuaram com maior intensidade no período (de R$ 278 milhões para R$ 45 milhões), enquanto os recursos empregados em manutenção - contas de água, luz e telefone e serviços de limpeza e segurança - também caíram, de R$ 996 milhões para R$ 537 milhões.
O ex-ministro da Educação do governo FHC Paulo Renato Souza, atual secretário da Educação de São Paulo, contesta os números. Segundo ele, o levantamento do acadêmico não contempla o Programa de Modernização das Universidades Federais, que previa a concessão de créditos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de organismos internacionais para a aquisição de equipamentos. Com a iniciativa, diz Souza, a média anual de gastos com custeio em oito anos foi de R$ 1,3 bilhão.
"Não tivemos diminuição de recursos, observamos que era possível fazer mais com o que havia. Concentramos a distribuição de recursos de custeio e investimentos com base no número de alunos e cursos e, depois, criamos, o programa de estímulo à docência", ressalta Souza, destacando que havia muito desperdício na administração das universidades federais e "foi preciso instituir mais cobrança por parte do MEC".
Na opinião de Amaral, da UFG, as universidades correram um risco de queda de qualidade com a adoção da Gratificação de Estímulo à Docência (GED) na gestão de Souza no MEC, abolida em seguida, ainda quando Cristovam Buarque era ministro da Educação no governo Lula. "Ao provocar uma maior preocupação com índices de produtividade, a GED poderia ter consequências negativas, por forçar uma atuação burocrática do docente, apenas preocupado em somar pontos numa tabela que resultaria em aumento da parcela salarial", avalia.
Souza diz também que as matrículas nas universidades federais durante o governo FHC cresceram a uma taxa média anual de 6%, enquanto no governo Lula ela foi menor, de 3,2%, considerando dados até 2008. O tucano também contesta os números de formação nos cinco anos do governo Lula. "Em termos absolutos, o número de formandos caiu mesmo com toda essa derrama de dinheiro, faltou eficiência ao MEC e iniciativas de cobranças."
O MEC rebate as acusações, afirmando que foi obrigado a passar os primeiros anos de gestão "apagando fogo da expansão irresponsável" promovida nos últimos anos do governo anterior, de acordo com um dirigente do ministério. As universidades federais, acrescenta, tinham mais de R$ 2 bilhões em dívidas. "Só a Unifesp em São Paulo tinha uma única conta de água não paga de R$ 50 milhões. Além disso, o calendário universitário estava atrasado 120 dias por causa das greves e tivemos que chamar novos concursos públicos para substituir os professores temporários contratados no passado. A expansão só pôde ser iniciada depois que saldamos as dívidas com cada fornecedor, a partir de 2004", diz a fonte.
Segundo ela, se a comparação da evolução do número de matrículas levar em conta os mandatos completos de Lula e FHC, a vantagem é do primeiro. Considerando a previsão de matrículas de 2010, de 860 mil novos alunos, a expansão entre 2003 e 2010 será de 51%, enquanto que, entre 1995 e 2002, o crescimento foi de 44%.
Quanto à taxa de formação, a fonte do MEC explica que, por conta da fase de ajustes no início do mandato, o número de titulados se manteve estável e já começa a registrar crescimento. Entre 2003 e 2009, a taxa de formação cresceu 9%. "E crescerá ainda mais nos próximos anos. Segue uma lógica clara: se a expansão se intensificou em 2005, e é preciso pelo menos cinco anos para a formação, não tinha como aumentar antes de 2009." 
| De São Paulo 29/10/2010 
Dois anos depois da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que injetará R$ 3 bilhões até 2012 na rede federal de ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) contabiliza a construção de 128 novos campi universitários, que se estendem por mais de 220 cidades brasileiras. "São 3,5 milhões de m2 de área construída ou em fase de reforma em todo o Brasil", diz Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Ensino Superior do ministério.
Reitores de todo o país ouvidos pelo Valor contaram que, depois de mais de dez anos sem investimentos significativos em ampliação, as universidades federais são consideradas "verdadeiros canteiros de obra".
Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o orçamento cresceu 56% entre 2004 e 2010, para R$ 454 milhões, sem considerar pagamentos a inativos e sentenças judiciais. A adesão ao Reuni permitiu a instituição contratar 450 professores e 400 servidores a partir de 2007. O reitor Carlos Alexandre Netto informa que outros concursos estão paralisados por causa do período eleitoral. "Os dados mostram que, pela primeira vez, o Brasil vive uma política séria de apoio à educação superior. O que se demonstra é um aumento de 10% do orçamento de custeio, que paga as despesas correntes da nossa instituição, e aumento significativo de capital pelo Reuni, que garante obras, novos cursos e a entrada e permanência de novos estudantes", relata.
Pela meta do Reuni, a UFRGS já criou 750 novas vagas desde 2007 e deverá criar outras 750 até 2012. "O foco são os cursos noturnos, em todas as áreas: criamos novas vagas, principalmente nas licenciaturas, saúde e engenharias", complementa Netto. A federal gaúcha tem 34 mil alunos de graduação e pós-graduação e 5 mil professores e técnicos administrativos.
Com um vocabulário de executivo de negócios, o reitor também destaca a ampliação física da federal. "Antes era proibitivo sequer pagar a manutenção dos espaços acadêmicos, agora registramos 90 mil m2 de área construída na nossa carteira de projetos. Nos últimos anos, foram inaugurados dois prédios de sala de aula, um novo prédio está em fase adiantada e mais quatro novas unidades acadêmicas e laboratórios terão as obras iniciadas até o fim do ano", conta o reitor.
Além da infraestrutura para aulas e pesquisa, a UFRGS investe em outros setores. "Os restaurantes universitários eram mantidos com recursos próprios, agora recebemos nas rubricas orçamentárias da União. Não é pouca coisa, nas cinco unidades servimos 1,2 milhão de refeições por ano."
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a UFPE, em Pernambuco, planejaram expansão em direção ao interior. No caso da primeira, o crescimento orçamentário, de 77% de 2004 a 2010 (para R$ 203 milhões), permitiu que antigas unidades acadêmicas provisórias - instaladas em Benjamim Constant, a mil quilômetros da sede em Manaus, na fronteira com a Colômbia e o Peru - fossem convertidas em um campus permanente.
"O campus de Benjamim Constant ganhou autonomia, passou a receber recursos específicos de pessoal, custeio e capital, que estão sendo usados para construir prédios e contratar professores e técnicos. Passaram a ter vida", afirma Albertino de Souza Carvalho, pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional da Ufam. Segundo ele, a presença da universidade na pequena cidade de 25 mil habitantes do Alto Solimões era esporádica. "Tínhamos parcerias com a prefeitura para fechar alguma turma, aí a gente enviava professores para lecionar. Eles usavam as salas de aula das escolas municipais ou espaços cedidos por alguma associação."
A expansão da Ufam também chegou às cidade maiores, como Humaitá, Parintins, Coari e Itaquatiara. Carvalho diz que a escolha dos cursos nesses locais está relacionado com o perfil econômico e cultural, além das tradicionais licenciaturas, estratégia para fortalecer a educação básica. "No Alto Solimões, 70% da população é indígena, lá prevalecem os cursos de antropologia. Em Humaitá, no sul do Estado, há um grande desenvolvimento na área de grãos, então demos atenção para a criação de cursos de agronomia e engenharia ambiental. Nas outras se destacam a biodiversidade e a pecuária, o que justifica a criação de institutos acadêmicos de engenharia ambiental, saúde, biotecnologia, agronomia e zootecnia", explica o pró-reitor.
A UFPE focou grandes reformas no campus de Recife e a expansão dos campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão. "Apenas universidades privadas ou estaduais ocupavam essas localidades, mas tinham infraestrutura muito reduzida. A presença de uma universidade federal tem um poder multiplicador para a renda das pessoas e um forte efeito de desenvolvimento regional", diz Hermino Ramos de Souza, pró-reitor de planejamento da UFPE. O orçamento da universidade nordestina cresceu 14% nos últimos sete anos, para R$ 300,9 milhões.
O reitor Edward Madureira Brasil, da Universidade Federal de Goiás (UFG), destaca a construção de novos prédios de salas de aula e laboratórios de pesquisa, obras viárias nos dois campi da capital goiana e nos de Jataí e Catalão. "Essas unidades foram contempladas com várias centros com 30, 40 salas de aula e laboratórios. A maior obra que edificamos foi um centro de eventos no campus de Goiânia, onde são feitas 100% das colações de graus, sem custo para o estudante. Além disso o espaço também é usado para a realização de feiras e congressos, gerando recursos extras para a universidade." Uma das metas da UFG no Reuni é abrir um novo campus na cidade de Goiás, antiga capital do Estado.
Os planos do pró-reitor de administração da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Manoel Fernando Martins, para cumprir as metas do Reuni é abrir cerca de mil vagas por ano até 2012. A instituição conta com orçamento de R$ 150,5 milhões neste ano. "Estamos resgatando uma dívida com a sociedade, que permaneceu intocada entre 1994 e 2004. Estamos voltando a manter estrutura do início da década de 1990, resgatando o nível de funcionamento de antes, mas ainda com muito atraso", avalia Martins. (LM) 
| De São Paulo
29/10/2010
O Brasil pode atingir a marca de 1 milhão de matrículas no ensino superior federal em 2012, ano de conclusão do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Previsão do Ministério da Educação (MEC) aponta crescimento da oferta de vagas superior a 75% em relação aos 643,1 mil alunos matriculados em 2008, quando começou a execução do Reuni.
Números oficiais do Censo da Educação Superior 2009, que será divulgado nas próximas semanas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que foram criadas 210,2 mil vagas nas universidades federais no ano passado, o que representa crescimento de 24% sobre 2008. Com isso, a taxa de matrículas em 2009 registrou a entrada de 752,8 mil novos alunos na rede pública federal, uma alta de 17% em comparação com o ano letivo anterior. Para 2010, a previsão é que sejam registradas 860 mil matrículas (avanço de 14%), revelou uma fonte do MEC.
A taxa de formação dos estudantes reverteu queda de 2008 e voltou a crescer, embora em ritmo mais lento do que o da oferta de vagas: foram 91.576 concluintes em 2009 contra 84.034 no ano anterior, variação positiva de 9%. Na avaliação da fonte ministerial, a tendência é de aumento mais forte das graduações nos próximos anos. "O tempo médio de formação da maioria dos cursos é de 4,5 anos. À medida em o Reuni avança também deveremos registrar alguns repiques nos índices de conclusão dos universitários." (LM) 

sábado, 25 de setembro de 2010

IstoÉ: A onda vermelha toma conta do país

por Octávio Costa e Sérgio Pardellas, da IstoÉ
Na esteira da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência, uma onda vermelha está tomando conta do País. No início da corrida eleitoral, essa imagem foi cunhada pelos estrategistas da campanha do PT para motivar a militância. Mas, agora, tornou-se realidade. As pesquisas de opinião revelam a supremacia dos candidatos governistas na maioria dos Estados, o que poderá garantir a um eventual governo Dilma ampla maioria na Câmara e no Senado. Surfando numa maré mais favorável do que aquela que levou o ex-metalúrgico Lula ao Palácio do Planalto em 2002, os candidatos da base aliada aos governos estaduais lideram as eleições em 19 das 27 unidades da Federação. Na disputa pelas cadeiras do Senado, a onda vermelha é tão volumosa que deverá eleger 58 dos 81 representantes e deixar sem mandato quadros históricos da oposição. Na Câmara, os partidos governistas devem conquistar 401 dos 513 assentos.
“Acho que vamos assistir a uma vitória esmagadora dos partidos da coalizão do governo”, prevê o presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, Geraldo Monteiro.
Não bastasse a liderança em 21 Estados, Dilma está na frente de José Serra (PSDB) em locais em que Lula foi derrotado pela oposição em 2006. Apesar da oscilação registrada na última semana, a ex-ministra está perto da vitória em antigos redutos oposicionistas como São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Na maioria dos Estados em que ela lidera as pesquisas, os candidatos que apoia também estão na dianteira. Bons exemplos são o Rio de Janeiro e a Bahia, onde os governadores Sérgio Cabral (PMDB) e Jaques Wagner (PT) são favoritos para se reeleger no primeiro turno. Como exceções aparecem Minas Gerais, com Antonio Anastasia (PSDB) na liderança, e São Paulo, onde Geraldo Alckmin (PSDB) supera Aloizio Mercadante (PT). No Paraná, a onda vermelha já proporcionou uma grande virada. As últimas pesquisas mostram que o tucano Beto Richa, antes favorito ao governo, perdeu o primeiro lugar para Osmar Dias (PDT). Reviravoltas também têm ocorrido na disputa para o Senado. Até então cotado para uma das vagas do Rio, Cesar Maia (DEM) foi ultrapassado pelo ex-prefeito de Nova Iguaçu Lind berg Farias (PT). No Amazonas, Arthur Virgílio perdeu o segundo lugar para Vanessa Grazziotin (PCdoB). Em Pernambuco, Marco Maciel (DEM), segundo colocado atrás de Humberto Costa (PT), foi ultrapassado por Armando Monteiro Neto (PTB).
A inédita sintonia fina entre Executivo e Legislativo, a partir de 2011, trará benefícios para o Brasil. Caso se confirme a sólida maioria no Congresso do possível futuro governo Dilma Rous seff, o Brasil terá finalmente a chance de aprovar as mudanças estruturais que se fazem necessárias há anos, como as reformas política e tributária. “A agenda congressual a partir do ano que vem exigirá a votação das reformas. Com maioria no Legislativo e vontade política, será possível avançar nessas questões”, afirma David Fleischer, cientista político da UnB. Outro aspecto importante é a possibilidade da formação de uma concertação política, composta por partidos aliados chancelados pelo desejo popular. Desde a redemocratização do País, os governos construíram suas maiorias pelas artes do fisiologismo e das políticas do toma-lá-dá-cá, numa espécie de balcão de negócios em pleno Congresso. Nesse novo cenário, queiram ou não, deputados e senadores serão levados a participar de uma ação conjunta, na qual é de esperar que os objetivos políticos se sobreponham à visão patrimonialista do mandato.
Há quem afirme que a concentração de poder nas mãos do Executivo, com o Legislativo dócil à vontade do Planalto, pode permitir uma recaída autoritária. O temor não se justifica. Não há ambiente no Brasil para esse tipo de surto. As instituições são sólidas e democráticas, e não há espaço para mudanças constitucionais em benefício de um partido, como aconteceu na história do México, onde o PRI controlou a vida política por 71 anos, graças ao domínio da máquina pública. “O que aconteceu no México foi muito diferente. O PRI chegou ao poder quando a economia mexicana, a sociedade e os políticos eram muito rudimentares e eles forjaram instituições para guiar o desenvolvimento em todas as áreas. Já o PT emergiu no momento em que a economia e as instituições já estavam consolidadas”, compara o brasilianista Peter Hakim, presidente do Interamerican Dialog.
Contrariando todas as evidências, intelectuais e setores da elite, em São Paulo divulgaram, na semana passada, um manifesto em defesa da democracia e da liberdade de expressão. Um dia depois, o Clube Militar, no Rio de Janeiro, instituição marcada pelo apoio ao antigo regime de exceção que infernizou o País por 20 anos, promovia um inusitado painel de debates para discutir também supostos riscos à democracia no País. Tanto o documento do grupo de intelectuais quanto os debates dos militares ficaram a um passo de questionar a própria legitimidade da eleição de Dilma, em razão da participação do presidente Lula na campanha. Ambos não levaram em conta que a legitimidade brota das urnas. Embora o eleitor manifeste maciçamente sua intenção de votar pela continuidade das políticas oficiais, a opinião pública não vem sendo espelhada na ação de alguns agentes do processo político. O que parece ter sido esquecido no manifesto oposicionista de tendências golpistas é que a democracia é exercida pelo voto.
O temor de uma vaga autoritária por parte do governo é deslocado da realidade. Não reflete o momento que o Brasil vive. Não há sinais concretos de que o presidente Lula tenha atentado contra a liberdade de imprensa. Ele vem fazendo apenas críticas pontuais, direito que não pode ser negado a qualquer cidadão, muito menos ao presidente. De resto, desde a luta contra a ditadura, Lula mostrou-se defensor intransigente das liberdades democráticas. “É incrível como as pessoas ficam empurrando o Lula para o chavismo, quando ele tem permanentemente se recusado a cruzar essa fronteira”, rebate o ex-ministro Delfim Netto, com a ironia de sempre. Delfim tem razão. A não ser que o observador da cena nacional, assustado com a onda vermelha, queira ver chifre em cabeça de cavalo.