domingo, 14 de novembro de 2010

CDSA DE TODOS NÓS

CARTA-PROGRAMA DA CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS”

MÁRCIO DE MATOS CANIELLO – DIRETOR
JOSÉ VANDERLAN LEITE DE OLIVEIRA – VICE-DIRETOR


O Campus de Sumé é uma importante conquista do povo do Cariri em prol da inclusão universitária de jovens e adultos desta e de outras regiões do país, bem como do próprio desenvolvimento sustentável do semiárido, conquista esta respaldada e fomentada pela administração superior da UFCG, que não mediu esforços para colocar em prática seu Plano de Expansão Institucional (PLANEXP), aprovado pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário em maio de 2005.

Último dos três campi criados pela UFCG através do PLANEXP, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) encontra-se ainda em processo de implantação e estruturação física, administrativa e acadêmica, mas as atividades letivas estão em pleno funcionamento desde setembro de 2009 e hoje o CDSA conta com sete cursos de graduação, um curso de especialização lato sensu em parceria com o INSA, 77 professores, 42 servidores técnico-administrativos e mais de 500 estudantes. Quando estiver completamente implantado, o CDSA contará com cerca de 1.800 alunos de graduação.

Sendo assim, o principal compromisso da CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS” é a plena efetivação do PROJETO ACADÊMICO DO CDSA, aprovado pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário no final de 2008, bem como a conclusão do Plano de Trabalho de implantação do Campus de Sumé, protocolado no Ministério da Educação no mesmo ano.

Assim, após um ano de pleno funcionamento do CDSA – Campus de Sumé, nós decidimos apresentar nossa candidatura à sua direção para o quadriênio 2011-2014, cientes de sua breve mas já gloriosa história de conquistas e dispostos a enfrentar com entusiasmo e espírito republicano todos os desafios impostos por essa complexa tarefa.

Nossa principal diretriz na condução das políticas acadêmicas e administrativas no CDSA será o compromisso inquebrantável que deve nortear qualquer universidade pública: seu protagonismo no desenvolvimento científico-tecnológico, econômico, social e humano da sociedade brasileira, articulado à constante busca pela democratização do acesso ao ensino superior público gratuito de qualidade e pela consolidação da excelência acadêmica do CDSA propiciada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Isto só será possível se construirmos juntos um ambiente em que a liberdade, a igualdade e a fraternidade sejam valores pétreos a nortear nossas ações, possibilitando que todos os segmentos se irmanem para o sucesso do CDSA, contemplando não apenas o respeito aos direitos conquistados por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, mas, sobretudo, formando um pacto de confiança mútua e de reciprocidade na construção deste projeto acadêmico renovador e socialmente justo chamado Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

Sendo estes os nossos principais compromissos – salientando que esta carta-programa não é uma “proposta fechada”, mas um plano de ação a ser renovado cotidianamente pelo diálogo aberto com professores, servidores técnico-administrativos e estudantes – conclamamos toda a comunidade do Campus de Sumé a nos dar seu respaldo democrático através do voto na CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS”, construindo conosco uma gestão democrática e participativa.


NOSSAS PROPOSTAS

INFRA-ESTRUTURA
·         Concluir a implantação do Campus com a execução de todas as obras previstas no Plano de Trabalho, criando um ambiente urbanizado ambientalmente sustentável, propício e agradável para o desenvolvimento das atividades do CDSA;
·         Buscar recursos para a execução de outras obras como o Centro de Eventos do CDSA, com auditório, salas de exposição etc., o Teatro de Arena, a Fazenda Modelo, o Laticínio Escola, a Fábrica de Ração, entre outros.
GRADUAÇÃO
·         Apoio às Unidades Acadêmicas visando à conclusão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos do Centro e o seu reconhecimento pelo MEC;
·         Implementar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Metodologias Inovadoras de Ensino, de maneira a otimizar o processo de ensino-aprendizagem;
·         Elaborar e implantar um Programa de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico, com o objetivo de reduzir a retenção e evasão nos Cursos;
·         Garantir o pleno funcionamento dos Laboratórios Didáticos e outros ambientes necessários ao bom desenvolvimento das atividades letivas;
·         Desenvolver uma política de incentivo à produção de textos didáticos;
·         Incentivar programas de atividades complementares às estruturas curriculares dos cursos.
·         Apoiar as atividades dos programas PROBEX, PIBIC e de Monitoria.
·         Apoiar e buscar mecanismos na implantação de convênios para estágios dos discentes;
·         Promover a isonomia de funcionamento dos três turnos, fomentando atividades regulares e extra-curriculares no período noturno;
·         Lutar pela manutenção da nomenclatura dos Cursos de Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos e lutar junto ao sistema CONFEA/CREA pelo registro profissional destes cursos;
·         Fomentar, após o reconhecimento dos cursos, parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais, internacionais (quando possível), empresas, OGN’s etc;
·         Manter e ampliar a política de aquisição de acervo bibliográfico;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a criação de Empresas Júniores;
·         Apoiar as Comissões Permanentes de Avaliação dos Cursos.
INTEGRAÇÃO DAS UNIDADES ACADÊMICAS
·         Incentivar, fomentar e apoiar a integração e colaboração mútua entre as Unidades Acadêmicas, UATEC e UAEDUC;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a promoção de seminários interdisciplinares organizados conjuntamente pelas duas unidades acadêmicas, com a participação de convidados externos de elevado reconhecimento científico e cultural;
·         Incentivar, fomentar e apoiar publicações conjuntas, fóruns de debates sobre questões interdisciplinares ou multidisciplinares, discussão sobre novos programas conjuntos de graduação e de pós-graduação, etc;
·         Promover estudos e debates no intuito de fazer um balanço permanente da composição das Unidades Acadêmicas, suas dimensões, linhas de pesquisa, graus de participação na graduação e na pós-graduação. Tais estudos e debates, sempre pautados pelo respeito institucional e pelo primado do acadêmico, permitirão que o Centro estabeleça e implemente políticas acadêmicas adequadas ao futuro no que concerne aos quadros docentes (vagas, áreas prioritárias para admissão, carreira, ascensão funcional, aposentadoria, colaboradores, visitantes etc.).
·         Implementar programas de cooperação com outras instituições, incentivando a vinda regular de pesquisadores e professores visitantes, de modo a fortalecer academicamente a oferta de cursos em nossos programas;
·         Estimulo à criação de boletins regulares, de jornal e da revista do CDSA, considerando a área específica de cada curso ou programa;
PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
·         Criação de programas de pós-graduação, com eventual parceria com outras instituições, buscando contextualizar a temática regional;
·         Ampliar a política de parcerias com instituições públicas e privadas, visando o apoio à pesquisa;
·         Incentivar a implementação de Convênios de Cooperação Internacional;
·         Incentivar a publicação de trabalhos técnico-científicos em periódicos nacionais e internacionais;
·         Apoiar a realização de eventos técnico-científicos e artístico-culturais;
·         Incentivar e apoiar a participação de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes em eventos técnico-científicos e artístico-culturais;
·         Consolidar a Secretaria de Apoio a Projetos como ferramenta de assessoria técnica aos pesquisadores.
EXTENSÃO
·         Consolidar o Núcleo de Produção Agropecuária (NUPAGRO) e o Núcleo de Extensão (NEXT), dotando-os de infra-estrutura adequada e orçamento próprio;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a criação de outros Núcleos de Extensão;
·         Estimular uma participação mais efetiva de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes na elaboração e desenvolvimento de projetos de extensão, como também de cursos de extensão;
·         Apoiar e incentivar o desenvolvimento de Projetos que atendam às demandas dos setores agropecuário (principalmente a agricultura familiar), industrial e de serviços;
·         Ampliar a integração com os setores da comunidade e da sociedade civil organizada;
·         Criar condições para o oferecimento de cursos a distância;
·         Criar o Programa de Estágio Docente em Empresas;
·         Projetar e viabilizar a criação da Incubadora de Empresas do CDSA.
POLÍTICAS ESTUDANTIS
·         Consolidar e ampliar o Programa Restaurante Universitário com a construção de prédio próprio;
·         Implementar o Programa Residência Universitária;
·         Consolidar e ampliar o Programa de Bolsa Manutenção;
·         Consolidar a Gerência de Assuntos Estudantis (GAE);
·         Manter diálogo constante com as Entidades Estudantis;
·         Apoiar a participação de estudantes em eventos técnico-científicos e artísticos-culturais.
OUTRAS ATIVIDADES
·         Lutar pela federalização da Escola Agrotécnica de Sumé com a criação do Ensino Médio Profissionalizante;
·         Estimular a capacitação de docentes e servidores técnico-administrativos;
·         Promover uma gestão administrativa transparente com respeito às formas de tomada de decisão e com relação aos recursos orçamentários e sua aplicação.
·         Incentivar a elaboração de projetos visando à obtenção de recursos financeiros junto aos  Fundos Setoriais, objetivando a recuperação e ampliação da infra-estrutura física de laboratórios didáticos e de pesquisa;
·         Organização de espaços para interações humanísticas e culturais;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a realização de eventos propostos pelos três segmentos da comunidade universitária.

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