sexta-feira, 2 de abril de 2021

Crônica incidental de uma entrevista espetacular

 

Com trilha sonora do paraibano Chico César, fã de Lula e vice-versa, Reinaldo Azevedo entrevistou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva neste 1º de abril de 2021 na Rádio Bandnews FM de São Paulo, com transmissão simultânea na Bandnews TV e no YouTube, que, quando escrevo este post, registra mais de 1,6 milhão de visualizações, um verdadeiro fenômeno. De fato, a entrevista bateu recordes de audiência em todas as plataformas em que foi veiculada (veja aqui e aqui) e, segundo a insuspeita Revista Época, foi 18 vezes maior (!!) do que a live semanal do genocida (veja aqui). 

De terno e gravata, indumentária que fez questão de justificar como adequada para entrevistar um ex-presidente da República, o inventor do neologismo "petralha" e crítico acerbo do petismo, iniciou a live fazendo logo uma autocrítica sobre o seu posicionamento contra as cotas raciais, luta histórica do movimento negro brasileiro e política pública implementada pelos governos Lula e Dilma após um amplo (e duro) debate na sociedade brasileira e no Congresso Nacional. Disse Azevedo:

"Eu errei. Eu vou entrevistar o presidente Lula daqui a pouco. Eu errei em ser contra a política de cotas. E quando alguém erra tem que reconhecer. Errou, reconhece. Qual é o problema? É assim que se avança"

Para um bom entendedor, meia palavra basta.  O Tio Rei acenava a sua bandeira branca para Lula e deixava no ar uma exortação aos arrependidos de 2018 (a imensa maioria ainda enrustida), àqueles que - siderados pelo antipetismo incutido durante anos na cabeça do povo brasileiro pela mídia hegemônica e/ou enganados pelo lawfare da hoje desmoralizada Lava Jato e/ou engambelados pelas fake news da campanha eleitoral - contribuíram para que um psicopata alcançasse o mais alto poder da República. 

Ora, errou, reconhece. Qual é o problema? É assim que se avança. Concordo plenamente!

O primeiro tema da entrevista foi sobre a condenação sem provas e a prisão injusta de Lula, cuja verdade dos fatos foi restabelecida recentemente pelo STF com a decretação da parcialidade de Sérgio Moro, o juiz ladrão. Lula profetizara isso no livro que publicou antes de ser preso - A verdade vencerá - e no histórico depoimento a Sérgio Moro, quando o ex-presidente disse ao juiz que este estava "condenado a condená-lo", pois a mídia já o fizera. Conclusivo, Lula asseverou:

"Eu estou muito tranquilo, a Lava Jato saiu da minha vida".

Pura verdade. Como são pura verdade os dados apurados pelo DIEESE que Lula apresentou sobre os prejuízos que a malfadada Operação Lava Jato deu ao país, dados estes pronta e enfaticamente chancelados pelo entrevistador, inclusive citando outras fontes. Disse Lula:

"O Ministério Público fica tentando fazer pirotecnia com a sociedade brasileira dizendo que arrecadou 4 bilhões com a Petrobras. Eles deram um prejuízo ao país de 172 bilhões de reais que deixaram de ser investidos, 47 bilhões de impostos que deixaram de ser pagos, 20 bilhões sobre folha de pagamento e 85 bilhões de massa salarial. E o resultado disso tudo são 4 milhões e 400 mil trabalhadores que perderam emprego".

No momento em que se confessou "trotskista na infância" e liberal na maturidade, Azevedo trouxe o tema das relações entre o Estado e o Mercado, discussão muito importante. Depois de afirmar ser contra o "Estado empresarial" e a favor do "Estado indutor de desenvolvimento", Lula concluiu o debate formulando mais um dos seus impagáveis chistes:

"Ô Reinaldo, faz um favor pra mim. Tenta provocar um debate entre eu e o tal Mercado. Eu quero saber quem é esse tal de Mercado que dá tanto palpite. (...) Esse mercado, se tivesse juízo, ele ia na Aparecida do Norte pagar promessa para eu voltar."

Pausa para rir. Foi o que fez Reinaldo Azevedo, cujas feições iam revelando uma crescente empatia pelo entrevistado. Aliás, arrisco dizer - baseado nas repercussões da entrevista que me chegaram por mensagens, pelas inúmeras memes que inundaram as redes sociais e pelo que li na mídia alternativa - que foi exatamente este o sentimento geral entre os ouvintes e espectadores, mesmo aqueles que não são fãs incondicionais do ex-presidente: uma profunda empatia.

Ora, Lula fala a linguagem do povo com a segurança dos sábios, como o fez pautando a discussão sobre a pandemia, sem dúvida o seu grande foco. Nesse momento, falou o Estadista:

"O Bush [ex-presidente dos EUA], eu e o Hu Jintao [ex-presidente da China] criamos o G20 para tentar salvar a economia. Por que os líderes dos países não se reúnem agora para discutir Covid-19? Por que não transformam a vacina em um Bem da Humanidade para todo cidadão ter direito à vacina? Então, o que está faltando é dirigente para tomar decisão."

Alguém discorda disso? E, certamente, não haverá de discordar do seu recado ao genocida:

"Eu espero que o Bolsonaro esteja assistindo nosso programa, pro Bolsonaro saber que não tem jeito esse país se não tiver um salário emergencial de 600 reais até terminar essa pandemia. E que essa pandemia só vai terminar quando tiver vacina pra todo mundo. Então, deixa de ser ignorante, presidente, pare de brigar com a ciência."

Não satisfeito com esse gancho no fígado do psicopata, Lula desferiu-lhe um cruzado na ponta do queixo:

"Lamentavelmente, a gente tem um presidente que não consegue falar com nenhum presidente. Jogou todas as fichas em cima do Trump. E esse cara, ninguém quer conversar com ele. E ele se fez assim.

Nós estamos vivendo um genocídio, não um genocídio de Estado como foi contra os negros e os indígenas, porque um genocídio praticado sob responsabilidade de um único homem.

Bolsonaro, quando é que você vai assumir a responsabilidade e parar de brincar de governar esse país? Pelo amor de Deus, aceita o conselho da Ciência pra cuidar do Coronavírus. Fecha a boca, Bolsonaro! Da mesma forma que você não sabe falar sobre Economia, não sabe sobre Saúde, então deixa o seu ministro da Saúde falar, deixa o pessoal do SUS falar, deixa os governadores e os prefeitos falarem."

Logo em seguida, ambos se chamaram de "companheiros". Azevedo com um largo sorriso no rosto. Como milhões de brasileiros e brasileiras que acompanharam a entrevista, todos esperançosos por dias melhores.


27 comentários:

  1. Grande momento. .. O presidente Lula é um estadista nato. Toda a campanha projetada para fazê-lo desaparecer SEMPRE recebe de volta a bomba no dedo do pé. Volta, Lula, o POVO brasileiro e o Brasil precisam de ti. Obrigada, 1,6 milhão de "esperanças" para viver dias melhores e felizes. Vacina para todos, já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura e interação com o Blog, Professora Eny!! #VacinaParaTodosJá #LulaPresidente

      Excluir
    2. O sertanejo têm uma paixão incrível por Lula, uma paixão de Paí, assim como o foi para nós Nordestinos.O nosso Sertão Paraíba viveu tempos de Glórias no Governo do PT, na nossa Carrapateira, mesmo sendo o Haddad candidato com toda campanha difamatória da grande mídia,o mesmo ainda saiu com mais de 93% dos votos. Sendo Lula nós vamos fazer uma caça as Bruxas(eleitores de Bolsonaro) para ele fechar com maís de 99% do eleitorado aqui na nossa pequena cidade, e Vamos ter êxito ! Abraço forte !

      Excluir
  2. Respostas
    1. Caro Elias, obrigado pela leitura e interação com o Blog!!

      Excluir
  3. Síntese perfeita para quem não assistiu a entrevista. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcio, parabéns pela crônica, muito bem escrita. Foi muito bom ver o Reinaldo Azevedo assumir que errou, isso se chama humildade. Melhor ainda foi o ver entusiasmado com as colocações do Lula, o que pareceu claro que ele admirou cada palavra proferida pelo futuro presidente. Napoleão de hospício que se cuide, Lula está livre, leve e elegível.
    #vacinaparatodos #lula2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amiga Karina! Muito obrigado pela leitura e pela sua excelente avaliação da entrevista. Seu comentário engrandece o Blog!! #VacinaParaTodosJá #LulaPresidente

      Excluir
  5. Parabéns pela crônica, entendimento perfeito e detalhado.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi a hora Reinaldo Azevedo se declarar fã e agora eleitor de Lula. E outro que sempre pegou pesado e agora praticamente pede votos para Lula: Felipe Neto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, companheiro Reginaldo. O fio da narrativa mudou. Muito obrigado pela leitura e interação com o Blog. Adelante!!

      Excluir
  7. Muito bom! Acompanho suas publicações sempre companheiro. É isso aí, vamos usar todas as ferramentas possíveis e vencer o fascismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro Ricardo, fico muito honrado por você acompanhar o Blog! Obrigado pela avaliação positiva da postagem. Estamos juntos na resistência. Adelante!!

      Excluir
  8. Parabéns pela excelente crônica, onde o estadista Lula dá aula de democracia, relações humanas, direito internacional. Será que o Bolsonar assistiu? Se sim, aprendeu um pouco como lidar com o cargo que ocupa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) leitor(a), acho que o genocida assistiu sim, mas aprender? Aquele sujeito não aprende nada, é um medíocre. #ForaBolsonaro

      Excluir
  9. Excelente entrevista, o entrevistador não criou saia justa ao Presidente Lula, deixou a vontade para ele responder tudo, embora de forma muito rápida foi tocado em alguns pontos essenciais que devem ser levados à discussão e reflexão do momento pelo qual estamos passando. Tenho certeza que se o estadista Lula estivesse no comando, a condução do nosso país com certeza não seria fácil, mas estaríamos numa situação bem mais confortável.
    Parabéns pela sua análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Leitor(a), muito obrigado pela avaliação positiva da postagem e por interagir com o Blog. Realmente, a entrevista foi espetacular. Como sempre, Lula deu um show. E Reinaldo Azevedo bateu palma, como as milhões de pessoas que assistiram.
      #LulaPresidente

      Excluir
  10. Sinto sair da toada, claro que o entusiasmo pelos 'anos dourados do Lula' ainda pesam, ainda mais em comparacao com o estrupicio que esta no poder. Mas a entrevista beirou o lamentavel, mais de meia hora se passou discutindo a lava jato, ou seja, a mesma mentalidade que tirou a Dilma e elegeu a direita (tudo e' corrupcao, corrupcao, nao se discute as classes sociais, tudo fica no quem 'roubou' mais, que e' como o Azevedo hipocrita ganhou muito $, com seus livros sobre roubos, petralhas, etc); depois o Lula apresenta uma visao atrasadissima do Estado, se coloca como super-homem que pode resolver, nao repoe as classes sociais no jogo, nao repoe o papel do capitalismo financeiro , o processo de destruicao do trabalho, e principalmente,nao clama pelo lockdown, nao e' a vacina que vai salvar, e' o impeachmentseguido de lockdown imediato do pais (todas fronteiras aereas e terrestres, nacionais e internacionais, COM AUXILIO DE 800 reais. Sem imppeachment nao ha saida, mas LUla nao mobiliza o PT para liderar esse processo, ele deixa para o partido novo (socorro!) enquanto aguarda a eleicao. Nem vou falar de quando ele se mostra um caudilho, falando que 'ele escolheu' a Dilma, ou seja, suprimiu os processos de participacao popular, optou por ser populista e conduziu a populacao a ficar acritica, feliz com o 'socialismo de cartao de credito' criado por eles, o que fez a populacao ir para o colo de quem queria dialogar com eles, ou seja, as igrejas evangelicas, a milicia e a extrema direita. Muito aquem do esperado, infelizmente, a populacao mereceria mais, e vamos ter que ir com ele, pois nao ha outro. Nao vai sair desta pasmaceira assim, claro que ate o capeta e' melhor que o Bozo, ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Leitor(a), Lula e o PT tiraram 36 milhões de brasileiros e brasileiras da miséria e da fome, oportunizaram cursos superiores para pobres e negros, aumentaram o salário mínimo em mais de 70% em termos reais, expandiram a universidade pública, garantiram segurança hídrica para o Nordeste, entre outras muitas coisas, como descrevo em muitas postagens aqui no Blog. O Brasil era feliz e agora é triste. Discordo de muitas críticas suas, mas concordo que a pauta agora é #ForaBolsonaro, lockdown imediato e #VacinaParaTodosJá. Muito obrigado pela leitura e pelo comentário.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura e avaliação positiva, companheiro Carlos. #LulaPresidente #Lula2022

      Excluir
  12. Bela análise! Goste ou não, Lula é um gigante! Assisti a entrevista e amei, aliás, ouço o Reinaldo todos os dias e é um jornalista sem igual! A mídia brasileira tem muito a aprender com ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana Paula, muito obrigado pela leitura e avaliação positiva do post. Realmente, Lula é um gigante e a entrevista foi espetacular porque fez interagir dois homens extremamente inteligentes, que têm divergências, mas sabem debater democraticamente.

      Excluir
    2. Eu também gostei. Mas... expliquem o porquê do desligamento do microfone do Lula feito várias vezes...

      Excluir
  13. Ótima matéria. Como detesto Reinaldo Azevedo, essa postagem me contenta.

    ResponderExcluir