domingo, 19 de março de 2023

Primeiros movimentos do Governo Lula III: a diplomacia

Quais os acertos do Governo Lula III e as virtuais mudanças necessárias para corrigir seus rumos. Esse foi o tema do Programa Reflexões, veiculado na última quinta feira pela TV Roda de Conversa (assista aqui). Participei do programa juntamente com Watteau Rodrigues e Vladimir Dantas, sob a mediação do Dr. Sebastião Costa, e pretendo publicar alguns posts sintetizando a minha intervenção.

Começo pelo que considero um verdadeiro gol de placa de Lula já nos seus primeiros movimentos após a eleição: o restabelecimento daquilo que o ex-chanceler Celso Amorim tão bem definiu como marca dos governos Lula e Dilma, uma diplomacia ativa e altiva.

Tudo começou com a participação de Lula na COP 27, no Egito, onde, mesmo ainda sem tomar posse na Presidência da República, foi a estrela do evento. Além da recepção triunfal - a ponto da conferência ser apelidada de “Lulapalooza” - e do seu discurso assertivo, o presidente eleito teve uma agenda forte de encontros bilaterais com representantes dos Estados Unidos, China, Alemanha, Noruega e União Europeia, além do próprio secretário-geral da ONU. Como resultado, Lula emplacou a realização da COP 30 no Brasil e a reativação do Fundo Amazônia. Na viagem de volta, fez uma escala em Portugal, onde foi recebido pelo presidente e pelo primeiro ministro. Numa passagem sobretudo simbólica pela Península Ibérica, Lula demarcou a reaproximação do Brasil com a União Europeia.

Já a sua primeira viagem como presidente empossado foi um claro aceno à unidade latino-americana. Na Argentina, participou da VII Cúpula de chefes de Estado e de Governo da CELAC, encontrou-se com o presidente Alberto Fernandes, com as Mães da Praça de Maio e com o presidente de Cuba. Depois foi ao Uruguai, onde conseguiu demover o presidente Lacalle Pou de firmar acordo bilateral com a China, em detrimento do Mercosul. Terminou a viagem com uma visita à chácara de José Mujica. Melhor não poderia ser.

Em fevereiro, Lula viajou para os Estados Unidos, a convite de Joe Biden. Numa visita de aproximação, com agenda relativamente genérica, os dois chefes de Estado fizeram um pronunciamento comum em defesa da democracia e contra o discurso de ódio, além de reafirmarem a intenção de trabalharem juntos no combate à desinformação e à violência na política e comprometeram-se, ainda, a colaborarem mutuamente no enfrentamento à crise climática. Em suma, Lula e Biden marcaram posição frente à extrema direita e o presidente brasileiro trouxe na bagagem mais apoio financeiro para o Fundo Amazônia.

É de se ressaltar também a postura equilibrada do Governo Lula sobre a guerra na Ucrânia. Antes de mais nada, a defesa da paz, posição histórica da política externa brasileira, que tem por tradição defender a integridade das nações, como disse o próprio presidente Lula em várias ocasiões. Para além da razão humanitária óbvia, essa é uma atitude bastante pragmática para um país que não é uma potência militar e que, se sofrer uma agressão externa, enfrentará extremas dificuldades.

Nessa questão, aliás, o Governo Lula dá uma no cravo e outra na ferradura. Por um lado, vota a favor da resolução da ONU contra a invasão russa; por outro, rejeita aderir às sanções à Rússia e fornecer munições à Ucrânia. Assim, o Brasil coloca-se numa situação de neutralidade e se credencia a mediar o conflito juntamente com outros países que adotam essa mesma posição, como a Turquia e a China, o que reforça uma tese há muito defendida por Lula, que é a reconfiguração do Conselho de Segurança da ONU. Na minha opinião, esse seria um passo fundamental na restauração do multilateralismo nas relações internacionais.

Finalmente, mas não menos importante, foi o caso da permissão para que dois navios de guerra iranianos atracassem no Brasil. Contrariando os EUA e seus aliados mais subservientes que promovem duro embargo contra a nação árabe, a decisão foi uma demonstração de independência da diplomacia brasileira e, apesar da grita dos norte-americanos, ficou por isso mesmo... Ponto para o Brasil, que reafirmou enfaticamente a sua soberania e não entrou em bola dividida com o Irã, um importante parceiro comercial do país.

A volta do Brasil, em grande estilo, ao cenário internacional, depois do período mais vergonhoso da política externa brasileira, quando o país se isolou e se apequenou como nunca antes na nossa história, dá um lastro importante ao Governo Lula III no enfrentamento às forças conservadoras, reacionárias e de extrema-direita que saíram fortalecidas das eleições parlamentares de 2022 e que compõem a maioria no Congresso Nacional. O apoio internacional ao Governo Lula é um antídoto fundamental à tentação autoritária, violenta e golpista que ainda grassa no país.

(*) Foto: Ricardo Stuckert

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