Atividades de extensão, como a criação de cine-clube e cursinho pré-vestibular, serão executadas na cidade de Sumé. Durante um ano, 40 alunos selecionados receberão bolsa de R$ 300
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conseguiu a aprovação de projeto para o Programa Conexões de Saberes do Ministério da Educação. Com execução financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa visa o desenvolvimento de políticas públicas de valorização da diversidade e a promoção da equidade na educação, apoiando projetos inovadores voltados a assegurar a permanência dos estudantes de origem popular nas universidades.
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 16, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) que gerencia o programa e destinou 11 milhões para o seu financiamento. O projeto enviado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitário (Prac) da UFCG foi aprovado com seu orçamento total, R$ 350 mil. “Nossos coordenadores têm se destacado na elaboração das propostas e, consequentemente, trazido grandes frutos para a instituição”, disse a pró-reitora Ana Célia Athayde.
O Projeto Conexões de Saberes será executado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), no campus da UFCG na cidade de Sumé, durante um ano. “A criação do cine-clube, cursinho pré-vestibular e outras atividades de Extensão contribuirão para a consolidação da expansão da universidade no Cariri paraibano, promovendo uma maior interação com a comunidade” ressalta o coordenador-geral, Rozenval de Almeida.
Para ele, além de garantir a fixação do estudante na universidade, o projeto ampliará a capacidade de produção de conhecimentos científicos e de intervenção em seu território de origem, oferecendo apoio financeiro e metodológico para isso. Durante um ano, 40 bolsistas selecionados receberão uma bolsa de R$ 300. A execução está prevista já para o próximo mês.
Programa
Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade a as comunidades populares é um programa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC (Secad) que objetiva amparar o estudante universitário de origem popular, através de bolsas acadêmicas, identificando suas potencialidades e as principais dificuldades para a sua permanência, ressaltando os problemas inerentes à sua condição socioeconômica, de modo a construir uma política nacional que atenda de fato a esse público.
A identificação do conjunto de alunos e o mapeamento de suas principais demandas, para garantir a sua permanência com qualidade é uma das suas linhas de ação. Em 2004, piloto, o programa contemplava cinco universidades e 75 bolsistas. Ano passado, foram 33 instituições e 2.200 alunos contemplados.
(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=9364
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