Evento será realizado de 22 a 25 deste mês no auditório da FIEP, em Campina Grande
Comemorando os 30 anos da intensa cooperação acadêmica franco-brasileira em torno da questão rural na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será realizado de 22 a 25 deste mês, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, o Seminário Internacional Desenvolvimento Sustentável e Territórios Rurais: Desafios para a Ação Pública.
O evento, que é chancelado pela Coordenação Binacional do Ano da França no Brasil, permitirá tratar dos desafios enfrentados pelo meio rural para articular dimensões social, econômica, ambiental e cultural do desenvolvimento sustentável, “num contexto onde o meio rural tem que responder a muitas questões: segurança alimentar, combate à pobreza e proteção do meio ambiente”, diz o coordenador Márcio Caniello.
Durante o evento serão promovidas mesas-redondas temáticas sobre os diferentes componentes do desenvolvimento sustentável territorial e organizada uma sessão de pôsteres. Os palestrantes serão cientistas e técnicos do desenvolvimento territorial do Brasil e da França e de outros países da América Latina.
“Foi deste curso o primeiro projeto aprovado na área de Ciências Sociais no âmbito do acordo Capes/Cofecub, assinado entre os governos brasileiro e francês em 1978. O convênio, firmado com a Universidade Paris X, foi sucessivamente renovado por cerca de 20 anos, até que a Capes redefiniu as regras e normas do acordo, vedando novas renovações”, observou.
A partir de então a cooperação foi mantida por meio de um acordo firmado entre a UFCG e o Centre de Coopération Internationale em Recherche Agronomique pour le Dévelopment (Cirad) e, posteriormente, por um novo Convênio Capes/Cofecub, firmado em 2004 entre a UFCG, UFSC, o Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) e a Universidade de Tours.
Veja aqui a programação do evento.
(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=9295
Nenhum comentário:
Postar um comentário