quarta-feira, 20 de abril de 2011

Com chegada da UFCG, economia de Sumé dá um salto

A implantação de um campus universitário federal numa cidade do interior traz inúmeros benefícios. De imediato, abre-se a oportunidade para os jovens da região ingressarem no ensino superior público, gratuito e de qualidade sem serem obrigados a deixar o lar, o que evidentemente aumenta em muito as chances de sucesso profissional para os filhos das famílias menos abonados pela fortuna. De fato, dos atuais 788 alunos matriculados na UFCG/Campus de Sumé, em sua imensa maioria egressos do ensino público, cerca de 75% são do Cariri e mais de 90% são paraibanos.
Por outro lado, além de dinamizar a vida social da cidade com o oferecimento de cursos, atividades artístico-culturais, eventos etc., e propiciar a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento dos setores produtivos com atividades de pesquisa e extensão científico-tecnológica, a universidade produz grandes impactos na economia local.
No quadro da empregabilidade, por exemplo, são gerados não apenas os empregos diretos de professores, funcionários e empregados terceirizados, mas também os empregos indiretos temporários (trabalhadores contratados para as obras de instalação do campus) e permanentes, principalmente no comércio e na prestação de serviços, setores bastante aquecidos com a chegada da universidade. No caso de Sumé, foram gerados 176 empregos diretos, sendo 86 professores, 44 servidores técnico-administrativos e 46 empregados terceirizados, estes últimos todos cidadãos do município. Em grandes números, só com os salários diretos, a universidade injeta cerca de 500 mil reais por mês na economia do município. No que tange à geração de renda, não podemos deixar de mencionar também as bolsas de estudo que são disponibilizadas para os estudantes, 130 atualmente no Campus de Sumé, representando o montante de 35 mil reais/mês.
Não são apenas os envolvidos mais diretamente com a universidade que se beneficiam economicamente, mas a cidade como um todo, como podemos concluir analisando os dados contábeis do município de Sumé disponibilizados no site da Secretaria do Tesouro Nacional. Com efeito, verificamos que a arrecadação do município cresceu 45% no ano em que o campus da UFCG foi inaugurado. Considerando-se que desde 2004 a receita tributária mantinha-se relativamente estável, em torno de 600 mil reais/ano, podemos supor que o recorde de 2009 esteja relacionado com a instalação da UFCG na cidade.


É importante ressaltar que a arrecadação de impostos de produção e circulação (ICMS, ISS, IPI e IOF) cresceu 48% no mesmo ano, ao passo que a arrecadação de impostos sobre a renda e os proventos, que vinha caindo desde 2006, deu um salto de 50%.
Em vista disso, podemos reafirmar a tese defendida durante o processo de luta pela expansão da UFCG. A instalação de um campus no interior do Estado produz dois efeitos fundamentais: a democratização do acesso ao ensino superior e o desenvolvimento econômico e social da região.

Valor Econômico: PIB do Nordeste crescerá acima da média nacional em 2011

Puxada por uma onda de investimentos, a economia da região Nordeste deve continuar crescendo acima da média nacional nos próximos anos. Estimativas divulgadas ontem pela consultoria pernambucana Datamétrica, especializada em economia nordestina, apontam para expansão de 5,06% no Produto Interno Bruto (PIB) da região em 2011, contra 4% esperados para o Brasil como um todo. Para 2012, a projeção é de alta de 5,03% no Nordeste, ante uma média nacional de 4,3%.
O crescimento da renda e do consumo das famílias, ao lado de pesados investimentos, sobretudo na construção civil, continuam sendo os principais combustíveis para a expansão maior da região neste ano. Porém, a contínua valorização do real ante o dólar surge como novo personagem. Sócio da Datamétrica, o economista Alexandre Rands explica que o câmbio valorizado tem incentivado, e muito, as importações de máquinas e equipamentos, indústria que está quase toda concentrada no Sudeste.
"Em tempos de investimento elevado, o Sudeste sempre teve o diferencial de abrigar a indústria de máquinas e equipamentos. Quando se começa a importar no volume em que está sendo feito, esse diferencial já não é tão sentido", afirmou Rands. Segundo ele, o Nordeste também sofre menos com a queda no valor das exportações, já que a região vende majoritariamente commodities para o exterior.
Segundo a Datamétrica, o crescimento do Nordeste neste ano continuará sendo puxado por Pernambuco (6,14%), Ceará (5,26%) e Bahia (5,22%), Estados mais populosos e com a economia mais desenvolvida da região. "É normal que essa onda de investimentos que chega ao Nordeste traga empresas interessadas em se instalarem nos maiores mercados consumidores", avalia.
No caso de Pernambuco, a expansão será puxada pelos investimentos no Complexo Portuário de Suape, que recebe simultaneamente obras para a construção de refinaria, petroquímica, estaleiros e, em breve, siderúrgica e montadora de automóveis.
O Estado da Bahia tem novos projetos na área de energia e a promessa de uma boa safra agrícola, assim como o Ceará, que também deve continuar crescendo nos setores de vestuário e alimentos. "Além disso, os três Estados tiveram os governadores reeleitos. Essa continuidade costuma ser positiva para a economia", lembrou Rands.
Para 2012, no entanto, a expectativa é de queda na diferença entre o crescimento do Nordeste e a média nacional. De acordo com a Datamétrica, é esperado para o ano que vem um afrouxamento da política monetária, que deve resultar em expansão do consumo de bens duráveis. Quando isso ocorre, avaliou Rands, o Sudeste tende a demonstrar sua força.
Valor Econômico

sábado, 16 de abril de 2011

Número de graduados no País triplicou em dez anos

O número de estudantes formados por ano na educação superior é o triplo do que se formava há dez anos. Em 2009, 959.197 estudantes concluíram curso superior, quase três vezes o número de formandos em 2000 (352.305). O Brasil saltou de 2,6 milhões de matriculas em 2000 para 5,9 milhões em 2009. Um aumento de 121%. Os dados, apresentados pelo Ministério da Educação na última segunda-feira (11), são do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
Para o MEC, o crescimento do número de matrículas e concluintes deve-se ao conjunto de ações do ministério para ampliação do acesso ao ensino superior. O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) contribuíram para a ampliação do acesso ao ensino superior e a permanência do estudante.
Reuni - O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) tem como finalidade garantir as condições necessárias para que as universidades federais promovam sua expansão. A partir do Reuni e do Programa de Expansão Fase I, iniciado em 2003, as universidade ampliaram o número de vagas ofertadas em seus cursos de graduação.
Desde o início do processo de expansão, o número de vagas oferecidas nos cursos de graduação presenciais nas universidades federais passou de 109,2 mil vagas em 2003 para 222,4 mil vagas em 2010. Desde 2003, foram criadas 14 novas universidades e 126 novos campi já em funcionamento. O número de municípios atendidos por estruturas das universidades federais passou de 114 em 2003 para 237 até o final de 2011.
ProUni –  O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2005 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Desde o início do programa até o segundo semestre de 2010, já foram concedidas 863.773 bolsas de estudo integrais e parciais. 
Fies - Com o objetivo de financiar a graduação superior de estudantes matriculados em instituições particulares foi criado o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Para candidatar-se ao Fies, que foi instituído em 1999, os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no Sinaes.
No ano passado, o Fies passou por mudanças que facilitaram a tomada de financiamento pelos estudantes. O agente operador do Fundo passou a ser o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os juros baixaram de 6,5% para 3,4% ao ano, o período de carência passou a ser de 18 meses após a conclusão do curso e o prazo para quitação do empréstimo foi ampliado passando para três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses. 
Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet. Durante o ano de 2010, foram firmados 71.600 contratos com o Fies. Em 2011, somente nos dois primeiros meses do ano (as inscrições tiveram início em 31 de janeiro), 34 mil alunos contrataram o financiamento estudantil. Ao longo de todo o ano de 2009 apenas 32 mil contratos foram firmados. 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Campus da UFCG em Sumé é destaque no Globo Rural

Reproduzo abaixo matéria do Globo Rural de hoje que destaca o Projeto Fogão Solar, desenvolvido pela equipe do Projeto Universidade Camponesa (UNICAMPO), ação de extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que deu origem à criação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) na cidade de Sumé.

"Tecnologia sustentável para ajudar o homem do campo. Na Paraíba, uma Universidade Federal criou um Centro de Desenvolvimento para o semiárido. Além de beneficiar os agricultores e os jovens da região, o centro ainda está melhorando a vida da comunidade. O conhecimento obtido na sala de aula e nos laboratórios é transferido para o dia a dia dos moradores.
A verde paisagem do Cariri paraibano não vai durar por muito tempo. Depois, de mais alguns meses tudo volta a ficar seco. Enfrentar os efeitos da longa estiagem nunca foi fácil.
Mas os moradores e produtores rurais da região ganharam um aliado importante. A Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, criou no ano passado o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, que fica na cidade de Sumé, a 270 quilômetros de João Pessoa.
Cerca de 750 jovens tiveram a chance de entrar para a universidade e estudam em sete cursos de áreas tecnológicas voltadas para a economia e os meios produtivos da caatinga.
A estudante Suayra Almeida estuda engenharia de biossistemas e está descobrindo na teoria as práticas que ajudarão a mudar a realidade da região. “O curso de engenharia de biossistemas está voltado para a questão de produzir de uma maneira sustentável, que não agrida o meio ambiente. O curso envolve uma área de conhecimento muito ampla. Podemos trabalhar com produção animal e produção vegetal”, explica.
Com a chegada da universidade, professores e estudantes têm desenvolvido uma série de projetos nos municípios da região. Os produtores rurais recebem apoio na produção agrícola, na criação de caprinos e ovinos, e na implantação de tecnologias que ajudam a preservar o meio ambiente.
Um dos projetos que fazem sucesso na zona rural é o fogão solar. É basicamente uma caixa de papelão, com uma chapa de zinco na base, papel laminado e um tampo de vidro. Em pouco tempo, a comida fica pronta.
“É uma coisa que vai dar certo no assentamento, pois queimamos muita madeira e temos que preservar. Isso vai ajudar a gente e ainda virá coisa melhor”, diz o agricultor Anselmo Coelho.
Em um fogão solar, o preparo do arroz demora uma média de duas horas. A temperatura pode chegar aos 100 graus Celsius."
 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A MAIORIDADE DO CAMPUS DE SUMÉ

O campus de Sumé, o “caçula” da UFCG, já que foi o último dos três criados pelo Plano de Expansão Institucional (PLANEXP), amadureceu com a precocidade de uma criança superdotada. Após dois anos de criação pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário e pouco mais de um ano de efetivo funcionamento de suas atividades-fim, foram realizados vários concursos públicos para docentes em mais de 50 áreas de conhecimento, dois vestibulares e três semestres letivos. Contando hoje com 77 professores e 42 servidores técnico-administrativos, o que representa 92% dos recursos humanos previstos no Projeto Acadêmico, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) já é uma Unidade Gestora (UG) que planeja e executa seu orçamento anual autonomamente e atende a um contingente de 455 alunos ativos matriculados em sete cursos de graduação, cujos projetos pedagógicos (PPCs) encontram-se em fase final de revisão pelas Unidades Acadêmicas e deverão ser apreciados pela Câmara Superior de Ensino ainda este ano.
O CDSA já mostra sua pujança também na pós-graduação, na pesquisa e na extensão, com o funcionamento de um Curso de Especialização lato sensu em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e outro em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc/PB) a ser iniciado em 2011, a criação do Núcleo de Produção Agropecuária (NUPAGRO) e do Núcleo de Extensão Cultural (NEXT), além do desenvolvimento de vários projetos de pesquisa e extensão individuais e institucionais que podem ser acessados na sempre atualizada página eletrônica do Centro (www.cdsa.ufcg.edu.br). Também merece destaque o oferecimento de cursos e atividades de extensão para a comunidade, a exemplo do Coral Universitário, a promoção de eventos científicos, esportivos, artísticos e culturais, como a realização dos Seminários Integradores, de workshops, seminários e mesas redondas em diversas áreas, dos Jogos Internos e do Festival “De Repente Beat”, estes dois últimos realizados na semana passada.
É bem verdade que a infraestrutura do Campus ainda encontra-se em fase de implantação, pois, como tudo na vida, também, a precocidade tem seus ônus. Entretanto, os inúmeros desafios advindos de um processo tão complexo como é a implantação de uma unidade de ensino superior que prime, sobretudo, pelo republicanismo de seus atos administrativos e pela qualidade de seus processos acadêmicos, vão sendo enfrentados com desprendimento, entusiasmo e companheirismo pelos três segmentos da comunidade universitária, sempre contando com as parcerias que conseguimos mobilizar dentro e fora da Instituição.
Assim, atualmente o CDSA dispõe de seis prédios reformados para atividades administrativas e atividades-fim, alocados em ambiente totalmente urbanizado, com ruas pavimentadas, calçadas, jardins e rampas de acesso, novas redes elétrica, de iluminação pública, de água e esgoto, e de telefonia e lógica, além de cerca de 6.000 m² de edificações em construção (duas centrais de aula, central de laboratórios, ambiente dos professores, biblioteca, almoxarifado, garagem e pórtico de entrada).
Mas, ainda faltava um elemento fundamental para que este jovem Centro de Ensino atingisse sua maioridade: a livre escolha de seus dirigentes por professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, como preconizam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Estatuto da UFCG, instrumentos legais que cristalizam essa importante conquista democrática.
E com que maturidade essa maioridade se constituiu! Primeiramente, houve a aprovação da Resolução Nº 01 do CEPE/CONSAD, em 17 de dezembro de 2009, que regulamentou a escolha eleitoral e apontou para a realização das eleições em 2010, dando segurança jurídica e institucional para a comunidade universitária se preparar com antecedência para esse ato de emancipação, anunciado no primeiro semestre deste ano quando atingimos 50% do corpo docente e 100% do corpo funcional, e planejado para ocorrer após as eleições nacionais, quando 88% do segmento docente estava constituído. Depois, pelo próprio processo eleitoral, iniciado pela escolha da Comissão Eleitoral pelo CEPE/CONSAD em outubro, pela construção de um amplo consenso em torno de uma “chapa de união” constituída por professores das duas Unidades Acadêmicas do CDSA e coroada, evidentemente, pelo significativo envolvimento de professores, estudantes e servidores no pleito realizado no dia 18 de novembro, seja em sua organização, atuando como membros da Comissão, mesários e escrutinadores, seja como eleitores.
De fato, para uma eleição em que o voto é opcional e que teve apenas uma chapa inscrita, portanto virtualmente fadada a uma natural desmobilização, a participação foi expressiva: de um colégio eleitoral constituído por 574 pessoas, 408 eleitores acorreram às urnas, o que representa 71% do total, com a participação de 93% do segmento dos servidores, 75% do segmento docente e 68% do alunado. Ademais, 83,3% dos votos foram considerados válidos, com apenas 7,8% de votos brancos e 8,8% de votos nulos, o que também é um coeficiente significativo numa eleição de chapa única em que se considera, teoricamente, que o voto em branco expressa desacordo com a chapa inscrita e o voto nulo um protesto contra o próprio processo eleitoral ou suas regras.
Como a votação foi uninominal, observou-se o seguinte desempenho dos candidatos em relação aos votos válidos: entre o segmento docente, ambos os candidatos atingiram 100% dos votos válidos, isto é, todos os 53 votos foram consignados à chapa, não havendo votos em apenas um candidato; no segmento dos servidores técnico-administrativos, o candidato a diretor obteve 88% dos votos válidos (21 votos) e o candidato a vice-diretor 96% (23 votos), enquanto entre os estudantes o candidato a diretor obteve 92% dos votos válidos (277 votos) e o candidato a vice 81% (244 votos).
O segmento estudantil apresentou a melhor qualificação do voto nessa eleição, pois sufragou 97,1% de votos válidos, com apenas 2,9% de votos brancos e nenhum voto nulo. Para um contingente de 311 eleitores votantes, a imensa maioria de jovens, uma faixa etária em que o voto de protesto tem forte apelo, esse resultado é para se comemorar, pois pensamos que ou expressa preparo, ou senso de cidadania ou maturidade política, ou tudo isso junto, ao aclamar a legitimidade do processo eleitoral pela rejeição unânime ao voto nulo. Por outro lado, o desempenho da chapa entre o alunado aproxima-se do desempenho verificado entre os professores, como veremos abaixo, pois o candidato a diretor auferiu 89,1% do total de votos absolutos e o candidato a vice-diretor, 78,5%, escores que representam, sob nosso ponto de vista, uma ampla aprovação à gestão pro tempore e a confiança dos estudantes na chapa que se submeteu ao escrutínio da comunidade universitária.
No que concerne aos servidores técnico-administrativos, salta aos olhos o grande número de votos inválidos, 38,5% do total, sendo 23,1% de votos nulos (9 votos) e 15,4% de votos brancos (6 votos). Admitindo-se o voto nulo como um protesto contra o processo eleitoral, talvez a explicação para esse alto percentual seja uma reação à regra de paridade vigente na LDB ou à maneira como o processo foi conduzido no CDSA, uma vez que consideramos bastante improvável que seja uma posição contrária à realização de consultas eleitorais para a escolha de dirigentes. Por outro lado, os votos em branco, embora minoritários, e o melhor desempenho do candidato a vice-diretor nesse segmento podem expressar desaprovação à gestão pro tempore ou inconformismo com decisões e encaminhamentos dela emanadas, reação a interesses pessoais contrariados ou mesmo uma simples rejeição aos candidatos inscritos. De qualquer sorte, a chapa obteve a maioria dos votos do segmento mesmo considerando os votos inválidos, apresentado 54% do total de votos absolutos para o candidato a diretor e 59% para o candidato a vice-diretor.
Finalmente, o desempenho da chapa “CDSA de Todos Nós” entre os professores expressou com eloquência a aprovação ao consenso construído nos períodos pré-eleitoral e eleitoral em torno das candidaturas e mesmo à gestão pro tempore. Primeiro, porque a chapa obteve 91,4% dos votos absolutos no segmento, havendo apenas 5,2% de votos brancos (3 votos) e 3,4% de votos nulos (2 votos) e, depois, porque todos os votos válidos foram “casados”, como já foi dito. Considerando-se que a LDB estabelece que o segmento docente deve representar 70% no cálculo da paridade – preceito admitido na Resolução Nº 01/2009 por segurança jurídica – essa expressiva votação entre os docentes, associada ao bom desempenho da chapa nos outros dois segmentos, aponta para um coeficiente eleitoral paritário bastante alto para a chapa, isto é, os candidatos eleitos auferiram  mais de 87% do total de votos, enquanto os votos nulos e brancos somaram cerca de 12%.
Assim, a primeira eleição para a Diretoria do CDSA já faz parte da curta, mas prolífica história do Campus de Sumé, que atinge sua “maioridade” por meio de sua emancipação política, conquistada sobre a “maturidade” construída em apenas dois anos de vida. A ampla participação dos três segmentos no pleito e a expressiva votação na chapa “CDSA de Todos Nós” legitima incontestavelmente a Diretoria eleita, mas coloca sobre ela a imensa responsabilidade de honrar a confiança que a comunidade universitária nela depositou e de não frustrar as expectativas dos eleitores quanto aos compromissos e propostas consignados na carta-programa (acesse aqui). Esta é a grande missão da Diretoria eleita para o quadriênio 2011-2014.

domingo, 14 de novembro de 2010

CDSA DE TODOS NÓS

CARTA-PROGRAMA DA CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS”

MÁRCIO DE MATOS CANIELLO – DIRETOR
JOSÉ VANDERLAN LEITE DE OLIVEIRA – VICE-DIRETOR


O Campus de Sumé é uma importante conquista do povo do Cariri em prol da inclusão universitária de jovens e adultos desta e de outras regiões do país, bem como do próprio desenvolvimento sustentável do semiárido, conquista esta respaldada e fomentada pela administração superior da UFCG, que não mediu esforços para colocar em prática seu Plano de Expansão Institucional (PLANEXP), aprovado pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário em maio de 2005.

Último dos três campi criados pela UFCG através do PLANEXP, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) encontra-se ainda em processo de implantação e estruturação física, administrativa e acadêmica, mas as atividades letivas estão em pleno funcionamento desde setembro de 2009 e hoje o CDSA conta com sete cursos de graduação, um curso de especialização lato sensu em parceria com o INSA, 77 professores, 42 servidores técnico-administrativos e mais de 500 estudantes. Quando estiver completamente implantado, o CDSA contará com cerca de 1.800 alunos de graduação.

Sendo assim, o principal compromisso da CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS” é a plena efetivação do PROJETO ACADÊMICO DO CDSA, aprovado pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário no final de 2008, bem como a conclusão do Plano de Trabalho de implantação do Campus de Sumé, protocolado no Ministério da Educação no mesmo ano.

Assim, após um ano de pleno funcionamento do CDSA – Campus de Sumé, nós decidimos apresentar nossa candidatura à sua direção para o quadriênio 2011-2014, cientes de sua breve mas já gloriosa história de conquistas e dispostos a enfrentar com entusiasmo e espírito republicano todos os desafios impostos por essa complexa tarefa.

Nossa principal diretriz na condução das políticas acadêmicas e administrativas no CDSA será o compromisso inquebrantável que deve nortear qualquer universidade pública: seu protagonismo no desenvolvimento científico-tecnológico, econômico, social e humano da sociedade brasileira, articulado à constante busca pela democratização do acesso ao ensino superior público gratuito de qualidade e pela consolidação da excelência acadêmica do CDSA propiciada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Isto só será possível se construirmos juntos um ambiente em que a liberdade, a igualdade e a fraternidade sejam valores pétreos a nortear nossas ações, possibilitando que todos os segmentos se irmanem para o sucesso do CDSA, contemplando não apenas o respeito aos direitos conquistados por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, mas, sobretudo, formando um pacto de confiança mútua e de reciprocidade na construção deste projeto acadêmico renovador e socialmente justo chamado Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

Sendo estes os nossos principais compromissos – salientando que esta carta-programa não é uma “proposta fechada”, mas um plano de ação a ser renovado cotidianamente pelo diálogo aberto com professores, servidores técnico-administrativos e estudantes – conclamamos toda a comunidade do Campus de Sumé a nos dar seu respaldo democrático através do voto na CHAPA “CDSA DE TODOS NÓS”, construindo conosco uma gestão democrática e participativa.


NOSSAS PROPOSTAS

INFRA-ESTRUTURA
·         Concluir a implantação do Campus com a execução de todas as obras previstas no Plano de Trabalho, criando um ambiente urbanizado ambientalmente sustentável, propício e agradável para o desenvolvimento das atividades do CDSA;
·         Buscar recursos para a execução de outras obras como o Centro de Eventos do CDSA, com auditório, salas de exposição etc., o Teatro de Arena, a Fazenda Modelo, o Laticínio Escola, a Fábrica de Ração, entre outros.
GRADUAÇÃO
·         Apoio às Unidades Acadêmicas visando à conclusão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos do Centro e o seu reconhecimento pelo MEC;
·         Implementar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Metodologias Inovadoras de Ensino, de maneira a otimizar o processo de ensino-aprendizagem;
·         Elaborar e implantar um Programa de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico, com o objetivo de reduzir a retenção e evasão nos Cursos;
·         Garantir o pleno funcionamento dos Laboratórios Didáticos e outros ambientes necessários ao bom desenvolvimento das atividades letivas;
·         Desenvolver uma política de incentivo à produção de textos didáticos;
·         Incentivar programas de atividades complementares às estruturas curriculares dos cursos.
·         Apoiar as atividades dos programas PROBEX, PIBIC e de Monitoria.
·         Apoiar e buscar mecanismos na implantação de convênios para estágios dos discentes;
·         Promover a isonomia de funcionamento dos três turnos, fomentando atividades regulares e extra-curriculares no período noturno;
·         Lutar pela manutenção da nomenclatura dos Cursos de Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos e lutar junto ao sistema CONFEA/CREA pelo registro profissional destes cursos;
·         Fomentar, após o reconhecimento dos cursos, parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais, internacionais (quando possível), empresas, OGN’s etc;
·         Manter e ampliar a política de aquisição de acervo bibliográfico;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a criação de Empresas Júniores;
·         Apoiar as Comissões Permanentes de Avaliação dos Cursos.
INTEGRAÇÃO DAS UNIDADES ACADÊMICAS
·         Incentivar, fomentar e apoiar a integração e colaboração mútua entre as Unidades Acadêmicas, UATEC e UAEDUC;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a promoção de seminários interdisciplinares organizados conjuntamente pelas duas unidades acadêmicas, com a participação de convidados externos de elevado reconhecimento científico e cultural;
·         Incentivar, fomentar e apoiar publicações conjuntas, fóruns de debates sobre questões interdisciplinares ou multidisciplinares, discussão sobre novos programas conjuntos de graduação e de pós-graduação, etc;
·         Promover estudos e debates no intuito de fazer um balanço permanente da composição das Unidades Acadêmicas, suas dimensões, linhas de pesquisa, graus de participação na graduação e na pós-graduação. Tais estudos e debates, sempre pautados pelo respeito institucional e pelo primado do acadêmico, permitirão que o Centro estabeleça e implemente políticas acadêmicas adequadas ao futuro no que concerne aos quadros docentes (vagas, áreas prioritárias para admissão, carreira, ascensão funcional, aposentadoria, colaboradores, visitantes etc.).
·         Implementar programas de cooperação com outras instituições, incentivando a vinda regular de pesquisadores e professores visitantes, de modo a fortalecer academicamente a oferta de cursos em nossos programas;
·         Estimulo à criação de boletins regulares, de jornal e da revista do CDSA, considerando a área específica de cada curso ou programa;
PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
·         Criação de programas de pós-graduação, com eventual parceria com outras instituições, buscando contextualizar a temática regional;
·         Ampliar a política de parcerias com instituições públicas e privadas, visando o apoio à pesquisa;
·         Incentivar a implementação de Convênios de Cooperação Internacional;
·         Incentivar a publicação de trabalhos técnico-científicos em periódicos nacionais e internacionais;
·         Apoiar a realização de eventos técnico-científicos e artístico-culturais;
·         Incentivar e apoiar a participação de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes em eventos técnico-científicos e artístico-culturais;
·         Consolidar a Secretaria de Apoio a Projetos como ferramenta de assessoria técnica aos pesquisadores.
EXTENSÃO
·         Consolidar o Núcleo de Produção Agropecuária (NUPAGRO) e o Núcleo de Extensão (NEXT), dotando-os de infra-estrutura adequada e orçamento próprio;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a criação de outros Núcleos de Extensão;
·         Estimular uma participação mais efetiva de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes na elaboração e desenvolvimento de projetos de extensão, como também de cursos de extensão;
·         Apoiar e incentivar o desenvolvimento de Projetos que atendam às demandas dos setores agropecuário (principalmente a agricultura familiar), industrial e de serviços;
·         Ampliar a integração com os setores da comunidade e da sociedade civil organizada;
·         Criar condições para o oferecimento de cursos a distância;
·         Criar o Programa de Estágio Docente em Empresas;
·         Projetar e viabilizar a criação da Incubadora de Empresas do CDSA.
POLÍTICAS ESTUDANTIS
·         Consolidar e ampliar o Programa Restaurante Universitário com a construção de prédio próprio;
·         Implementar o Programa Residência Universitária;
·         Consolidar e ampliar o Programa de Bolsa Manutenção;
·         Consolidar a Gerência de Assuntos Estudantis (GAE);
·         Manter diálogo constante com as Entidades Estudantis;
·         Apoiar a participação de estudantes em eventos técnico-científicos e artísticos-culturais.
OUTRAS ATIVIDADES
·         Lutar pela federalização da Escola Agrotécnica de Sumé com a criação do Ensino Médio Profissionalizante;
·         Estimular a capacitação de docentes e servidores técnico-administrativos;
·         Promover uma gestão administrativa transparente com respeito às formas de tomada de decisão e com relação aos recursos orçamentários e sua aplicação.
·         Incentivar a elaboração de projetos visando à obtenção de recursos financeiros junto aos  Fundos Setoriais, objetivando a recuperação e ampliação da infra-estrutura física de laboratórios didáticos e de pesquisa;
·         Organização de espaços para interações humanísticas e culturais;
·         Incentivar, fomentar e apoiar a realização de eventos propostos pelos três segmentos da comunidade universitária.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Manifesto UFCG Dilma Presidente


Nós, mais de 600 professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da comunidade da UFCG, cidadãos de diferentes convicções políticas, filiações partidárias e credos religiosos, tornamos público nosso apoio à Dilma Roussef para Presidente da República.
Queremos o Brasil para todos os brasileiros, sem discriminações sociais, econômicas, políticas e culturais. Queremos um país governado pelo nosso povo, sem imposições de grupos internacionais e sem perda do nosso patrimônio público. Queremos um país onde todos tenham assegurado o acesso à saúde, à educação, à moradia, ao emprego, à alimentação, à justa remuneração, à segurança, ao transporte coletivo, entre outros direitos sociais.
Queremos um país republicano, um país de todos, que não seja um monopólio de elites ou uma colônia de São Paulo.
Queremos um país de todos brasileiros. 

Acácio Dantas Nascimento- S. téc. adm.
Adailza M. da Silva Rodrigues – estudante
Adelgicio Farias Belo Filho- S. téc. adm.
Adélia Patrícia C. Surdick- s. tec. Adm.
Ademar Barbosa- - F Téc. adm
Ademir do Ó- Tec adm.
Adolfo Fellipe A Carneiro – estudante
Adriana de S.  Meira Vital – professora
Adriano da Silva- S. téc.administrativo
Adriano M. dos Santos – S. Téc Adm
Adriano Silva G. da Rocha- estudante
Adriano Trindade de Barros – professor
Aedinete Bezerra Barreto- estudante
Agnodicéia de Araújo Lima – estudante
Ailton H. Gomes- estudante
Alan Roger Oliveira Silva – estudante
Alberto José Santos Ramos- professor
Alcionio Saldanha de Oliveira- professor
Aldenor G. da Silva – professor visitante
Aldre Jorge Morais Barros- professor
Alex Oliveira Nascimento – S. Téc Adm
Alex Sales dos Santos- estudante
Alexandre A. Victor da Silva- S. téc.adm.
Alexandre L. Figueiredo- S Tec. Adm
Almir Gomes – professor
Aluízio Guimarães- tec-adm
Alunilda Januncio de Oliveira- professor
Amanda S. Camelo de Araújo- estudante
Ana Angélica P Maxwell- S. téc.adm.
Ana C. M. Da Silva- estudante
Ana Célia R. Athayde – professora
Ana Cristina Chacon Lisboa – professora
Ana Jacqueline de Barbosa- estudante
Ana Maria Henriques- S. téc.adm
Ana Maria P. do Nascimento – estudante
Ana Paloma T.de Araújo – S. Téc Adm
Ana Paula de V. Coura- S. téc. adm
Ana Paula G. Leite- estudante
Ana V. R. de A. Guimarães- profa apos
Analu Freitas de Sousa Brito – estudante
Ancelmo Almeida Lima
Anderson de Sousa da Silva- estudante
Anderson R. da Silva- - estudante
Ângela Metri- professora
Ângelo M. Alves Almeida- S. téc.adm.
Antonio Anísio V. Neto Tec.adm.
 Antonio Antunes Melo - Estudante
Antonio Bezerra da Silva- func após.
Antonio Carlos Buriti da Costa- professor
Antonio Carlos da Silva- T.Tec.adm.
Antonio Costa Araújo- T.Tec.adm.
Antônio da S. Campos Junior – professor
Antonio Dias dos Santos- Tec Adm
Antonio Gláucio de S. Gomes- professor
Antonio José da Silva- professor
Antonio Leomar Soares- - F Téc. Adm.
Antonio Marcos de Sousa- S. téc. adm
Antonio Ribeiro da Paz- tec aposent.
Arlene Braz da C. Silva
Armando Ribeiro- S. Téc Adm
Arthur H. e Silva Furtado- estudante
Arthur N Fernandes- S. téc. adm
Arthur Nóbrega Araújo- estudante
Ary Vieira da Silva- professor
Aulia Soares Pereira- estudante
Benjamin Montenegro- professor
Berionilda do Nascimento- F téc. adm
Berlênia V. Nogueira - S Tec. Adm
Bernardo Barbosa- professor
Bonaldo C da Silva- Tec Adm
Bráulio Maia- professor
Brenda Soares Ferreira- estudante
Bruna A. B. da Nóbrega – estudante
Bruna Riviane S. de Sousa
Bruno J. das Neves Moura- estudante
Bruno M. Roldão de Araújo – professor
Bruno Rafael de A Gaudinau- estudante
Caciana Cavalcanti Costa – professora
Camila de Castro Barbosa
Camila Maria D. Amador – estudante
Carla Emilia da S.Chaves. estudante
Carla M. F. Santa Cruz – S. téc. adm.
Carlos A. Soares de Andrade- professor
Carlos Alberto da Rocha- professor
Carlos Alberto V. de Azevedo- professor
Carlos André C.de Oliveira- S. téc. adm
Carlos Emanuel M. da Silva- estudante
Carlos Minor Tomiyoshi- professor
Carmem Clara Tarradt- Tec. Adm
Carmem Verônica Nóbrega- professora
Caroline Barros de S. Silva – estudante
Cecília Telma A P Queiroz- estudante
Cezar Veloso Riceiro- S. téc. adm
Cícero de Sousa Lacerda- estudante
Cícero Felix da Silva- func
Claudia Janaina G Farias- estudante
Cláudia Patrícia S.  Santos – professora
Claudiana Feitosa dos Santos – estudante
Cláudio Batista- professor
Cyntia Carolina Brasileiro- estudante
Damiana Cristina Gomes- estudante
Daniel A. de Moura Pereira – professor
Daniel Cordeiro de Moraes- professor
Daniel Lela Araújo- estudante
Daniel M. Braga Batista- estudante
Daniele Araújo Alecrim – estudante
Daniella Cibele Bezerra – S. Téc Adm
Danilo de Castro- S. Téc Adm
Darlana A Lopes de Oliveira – estudante
Dayse Perera Dias Silva
Décio Guedes- S. téc. adm aposentado
Delosmar C. de S. Oliveira – S. Téc Adm
Dermeval Araujo Furtado - Professor
Diana Simões- S. téc. adm
Diego de Souza- estudante
Diego Gadelha de Menezes – F tec.adm.
Diego José Nunes Ferreira- T.Tec.adm.
Dimas Batista- tec- adm
Dimas Batista Xavier- Tec Adm
Dimas Soares da Silva- T.Tec.adm.
Dinaldo Soares da Silva- T.Tec.adm.
Diogo Pereira do S. Santos- estudante
Dorivaldo A. Salustiano- professor
Dorivaldo Alves Salustiano- Tec.adm.
Dorval Rodrigues – S. Téc Adm
Douglas A. Saraiva Leão – S. Téc Adm
Éden Duarte P. de Sousa – S. Téc Adm
Eder Ferreira Arriel- professor
Edgar Malagodi- professor
Edgar Roosevelt Braga Filho- professor
Egidio Alisson G. de Andrade- estudante
Edileuza C. R. de Medeiros – professora
Edílson Amorim- professor
Edimilson F Nunes- S. téc. adm
Edjane E. Dias da Silva – professora
Edson Guedes- professor
Edson Xavier dos Santos – S. Téc Adm
Eduardo J de Moura- professor
Edvaldo José Caiçara- tec.adm
Edvanio Maciel Silva
Elane Maria Silva de Sousa- estudante
Eleny Gianini- professora
Elhisia Vieira Soares- S Tec. Adm
Eliane Maria Rafael- estudante
Eliane Tejera Lisboa- professora
Elivelton O. de Lima- estudante
Elizabeth C de Andrade Lima- professora
Elton Fernandes M. de Lima- estudante
Elvia Leal- estudante
Emanuele Cardoso Dias- estudante
Emilly Alves de Oliveira- estudante
Emir Candeia – professor
Erica Macedo- F Técnico administrativa
Erick Tell – S. técnico-administrativo
Erico Miranda- professor
Erika Arielly Nunes Maciel – estudante
Érika Catarina de Melo Alves- estudante
Erinaldo A. D. Guimarães- prof. após.
Erismarcos S. da Silva – S. Téc Adm
Erivan Silva professor
Euclydes p dos Santos- T.Tec.adm.
Evaldo Pinheiro de Carvalho- T.Tec.adm.
Evanildo Noguerira de Sousa- T.Tec.adm.
Eveline Maria F Cândida- S. téc. adm.
Everaldo dos Santos- Tec adm
Ewerton Rômulo S. Castro - Estudante
Fabiana da Silva França- S Tec. Adm
Fabiana H. de Sousa- estudante
Fabio Coelho da Silva- professor
Fabio de Freitas Pereira- professor
Fábio de L. P. Pimenta – S. Téc Adm
Fabio F B Freitas- professor
Fábio Ferreira de Medeiros – professor
Fabíola Amorim Albino- estudante
Fabíolla Paulino A. Oliveira – estudante
Fabrícia De Sousa Silva- estudante
Felipe A. de Albuquerque – S. Téc Adm
Fernanda Cristina P. Sousa – estudante
Fernanda Leal- professora
Fernanda Raquel R. Pereira – estudante
Fernanda Santos- estudante
Fernando de Araújo Alves- Tec. Adm
Fernando Francisco- - S. técn. adm
Fernando Garcia- professor aposentado
Fernando José da Silva- Tec.adm
Fernando Torres Barbosa- professor
Flávio Candido- S. técnico-administrativo
Flávio Jacinto Almeida-estudante
Flávio L H Silva professor
Flávio Luiz Honorato da Silva-professor
Francisca Barbosa S de Britto- S. Téc Adm
Francisca Bezerra de Oliveira- professora Cajazeiras
Francisca Sousa de L. Gomes- estudante
Francisco A. C. Metri- professor
Francisco A. Moraes de Sousa- professor
Francisco B. de Lucena- S. téc. adm
Francisco Cesar da Silva – S. Téc Adm
Francisco D. L Neto- Tec Adm
Francisco freire Soares- S. téc. adm
Francisco H. das Chagas- S. téc. admtivo
Francisco Julio S. A. Correa- professor
Francisco Paulino Filho – S. Téc Adm
Francisco Tejo- professor
Franz M B. de Cavalcanti- Tec. Adm
Fulvio Teixeira de Barros-- F Téc. adm
Gelfa de Maria Costa Aguiar- professor
George do N. Ribeiro – professor
Geovani Soares – professor
Geralda B. Caetano Alves- T.Tec.adm.
Gerlane M.S. Brandâo- F Téc. adm
Gerson Correia Soares- S Tec. Adm
Gesinaldo Ataíde Cândido – professor
Geyse Karla Leite Brito – S. Téc Adm
Ghislaine Duqué – professora aposentada
Gilda Flavia de Oliveira- estudante
Gilmar Trindade de Araújo- professor
Giselle Sales- - F Técnico administrativa
Gláucia Yohanny S Barbosa- estudante
Glauciane Danusa Coelho- professora
Gláucio Figueiredo- professor
Glauro Feitosa Duda- F Téc. adm
Graciele da Costa Silva- estudante
Guilherme Augusto de Morais
Gustavo de F C Almeida- S. téc. adm
Gustavo D. do Nascimento – S. Téc Adm
Gustavo Villarim de S.  Leite – Tec. adm
Hamana de V. Medeiros- estudante
Hegilli Franklin de Sousa – S. Téc Adm
Helder de Assis Nunes- estudante
Helder Lucena Pereira- S. téc. adm.
Helio Pires de Almeida- Professor
Hellany C. A. de Lima- estudante
Hérica Rayane R. Araújo- estudante
Hermano N. de Araújo- professor
Hermeval Jales Dantas- estudante
Hermilia Feitosa J Ayres-professora
Hilário Lima de Souza-tec. Adm
Hugo Morais de Alcântara – professor
Humberto Actis Zaidan- professor
Humberto Alves da Silva. Tec. Adm
Humberto Dias da Cunha – S. Téc Adm
Iana Duarte K de Souza. S Tec adm
Ildefonso de Oliveira Pinto- S. téc.adm
Ilma da Silva Sousa- estudante
Iralecio Bezerra de Lima- estudante
Irenaldo Gomes de Abreu- s. tec. Adm.
Isaac Alexandre da Silva – professor
Isabelle Aline Donato Braz- estudante
 Isabelle de S. Silva Pinheiro - Estudante 
Israel R de Araújo- estudante
Italo Nathan de lira
Itamar Ferreira da Silva- professor
Ivania de Sousa Pereira- estudante
Ivania Maria Cruz do Bu- S. técn. adm
Ivo dos Santos- - F Técnico administrativo
Ivo Silva Tavares- S. téc. adm
Ivonaldo Alves do Nascimento- Tec adm
Izelio de Almeida Arruda- estudante
Jaceny Batista de Sousa- estudante
Jackson E. de Sousa- estudante
Jadelson R. Chagas- S. téc. adm
Jailda P. de Albuquerque- S. téc. adm
Jaime Alves Barbosa Sobrinho- professor
Jaime S.  de Souza Filho – estudante
Jandi Batista de Sousa- estudante
Jandira Brito- S. técnico-administrativa
Jane Isa S. da Silva Lima – estudante
Janeide Albuquerque- professora
Jânio Ludovic A. de Medeiros – professor
Jarbas M. P. de Moura. Tec. Adm.
Jean Carlos - estudante
Jean Queiroz – professor
Jesiel Ferreira Gomes – S. téc.adm
Jéssica Gomes Fontes- estudante
Jéssica Sobreira - estudante
João Antonio da Silva- S. téc. adm
João Batista de França – estudante
João Batista Veras- professor
João Correia dos Santos- S Tec. Adm
João da Silva Farias – S. Téc Adm
João Evangelista S. do Carmo- professor
João Luis dos Santos – S. Téc Adm
João Marques de Carvalho- professor
João O. Paes de Barros- prof. após.
Joao Paulo G. Martins- estudante
João Paulo Veloso Borges – estudante
João Severo Filho – S. Téc Adm
Joel Rodrigues da Costa- T.Tec.adm.
Joelma Sales dos Santos – professora
Jogerson Pinto Gomes Pereira- professor
Jonas Gris B de Sousa- estudante
Jorge Alves de Sousa – professor
José Adriano Bezerra - S. téc.adm
José Airon Barbosa da Silva- S. téc.adm
José Alixandre de Sousa Luis - Professor 
José Antonio de Sousa Neto- estudante
José Antonio de Souza - S Tec. Adm
José Aroldo da Silva- S. téc. adm
José Batista dos Santos- S. téc. adm
José Benício da S. Filho- prof. apos.
José Braulio Japiassu – S. Téc Adm
José Bruno Maciel Nunes – estudante
Jose Carlos dos Santos- Tec.adm
José César de A. Costa- professor
José Cesário de Almeida – professor
José da Silva Quirino- professor
José Dantas Neto- professor
José de A. Dela-Bianca – S. Téc Adm
Jose de Anchieta C Araújo- Tec Adm.
José de Arimatéia Fernandes- professor
José de Sales Neto
José E. Farias de Oliveira- estudante
José Eduardo da Silva- - S. téc. adm.
José Fernando Leite Aires – professor
José Flávio M Vieira Junior- T.Tec.adm.
Jose Francisco da Silva Tec Adm
José I. Figueroa de Amorim- S. téc. adm
José Irelanio de Ataíde- professor
José Irivaldo Alves O. Silva –Professor
José Ivaldo Barbosa de Brito – professor
José Justino Filho- professor
José Luciano Queiroz- Professor
José Maria de Jesus I. Villota- professor
José Marivaldo- estudante
José matias de Oliveira Net0- estudante
Jose Milas Pereira- estudante
José Pereira da Silva- S. téc. adm
José Policarpo- S. técnico-administrativo
José R. Lacerda de Barros- estudante
José Romílson Paes de Miranda – professor
José Sebastião Rocha- professor
José T Caiçara- S. técnico-administrativo
Jose Thadeu b Borba- - F Téc. adm
José V. Leite de Oliveira – professor
José Wilton de Freitas Ramos- estudante
Josefa Cristina - S Tec. Adm
Josemar Bispo Martins- estudante
Josemir Camilo- professor aposentado
Josenildo de O. Sobrinho – estudante
Josenira S. França- S. téc. adm
Josicleide C de Araújo- estudante
Josivane Andrade- estudante
Jossevaldo Pesoa da Cunha- professor
Juarez Cavalcante Brito Júnior, estudante
Jucelino Luna – estudante
Juciany P da Silva Alves- estudante
Jucilene Pereira de Sousa – estudante
Júlia Oliveira Aires - estudante
Juliane Vasconcelos da Silva – estudante
Julio César da Silva- T.Tec.adm.
Julio César de A. Chagas- T.Tec.adm.
Julya Karoline - estudante
Juscelino Marimbondo- professor
Jussara R. de Wanderley- estudante
Kallyne Bezerra Ferreira – estudante
Karlla Karen Da Silva- estudante
Kátia Patrício B Campos – professora
Kelly Cristina Costa Soares- Professor
Keyla Queiroz e Silva- professora
Laércio Gomes de Oliveira- professor
Laerson Duarte da Silva- professor
Laisa Grasiele R. de Oliveira
Larissa Danielle Brito- estudante
Lauriceia Galdino dos Santos- estudante
Laurindo Pontes da Silva- S. téc. adm
Leandra B. da Silva- estudante
Leandro Barbosa Duarte- estudante
Leandro da Costa Clementino – estudante
Leiliam Cruz Dantas- professora
Leimar de Oliveira- professor
Lemuel D. Guerra Sobrinho- professor
Leonardo Ribeiro Mendes – S. Téc Adm
Leonardo Rodrigues da Costa- estudante
Liliane de Mendonça Almeida- S. téc. adm
Lívia Mayara S. Pereira – estudante
Livio José da Silva- professor
Louise de Lima Bastos- F Téc. adm
Lourinaldo Pontes – S. téc. adm
Luana O. Lins de Sá - Estudante
Luana P. Vilar
Luciana Freire Pinto – S. téc.adm.
Lucienio do M Teixeira- professor
Lucienne da Costa Ferreira- S Tec. Adm
Ludmila Kemiac- S. técnico-administrativa
Luiz A. O. Farias- estudante
Luiz Carlos de Souza Jr- Tec. adm
Luiz Eduardo Cid- professor
Luiz Felipe- estudante
Luiz Marcelo Barreto- S. téc. admvo
Luiz R. S. Miguel- estudante
Luiza R. M. do Nascimento- estudante
Luzia de L. Ferreira- estudante
Luzinete Barbosa da Silva-estudante
Lyana Silva e Cavalcante – S. Téc Adm
M. Socorro C. Pereira da Silva- Tec Adm
Mª Aparecida G. de Lima- estudante
Maelson de Lucena Alves- tec. Adm
Manoel Antonio da Silva- S. téc. adm
Manoel Donato de Almeida- professor
Manoel Geraldo de Sousa
Marcelo Alessandro- T.Tec.adm.
Marcilio da Paz Silva- estudante
Marcio Caniello - professor
Márcio Daniel R. Medeiros – Téc. Adm
Marco A. A. do Nascimento- T.Tec.adm.
Marco Aurélio Soares Souto- professor
Marco Aurélio T. e Lima- professor
Marcondi Barreto de Sousa- estudante
Marconi B. Nóbrega- - F Téc. adm
Marcos Antonio da Fonseca- F Téc.adm.
Marcos Antonio da Silva- T.Tec.adm.
Marcos Antonio de Britto Lyra- professor
Marcos Antonio Mendes Dantas Júnior – S. Téc Adm
Marcos Antonio Siva- tec-adm
Marcos Barbosa- professor
Marcos J. Almeida Gama – professor
Marcos José dos Santos - S Tec. Adm
Marcos Ribeiro- professor
Marcos Souza da Silva- professor
Marcus Bessa de Menezes- professor
Maria Aldano de França- professora
Maria Aline de Souza Guedes- estudante
Maria da C. A Teixeira- S Tec. Adm
Maria da C. M. C. Oosterhout- professor
Maria da C. M. Campelo- Professor
Maria das Graças F. Teófilo- S Tec. Adm
Maria de Fátima da S. França- tec.adm.
Maria de Fátima Medeiros- tec.adm.
Maria de L..M. Genuína Neta – estudante
Maria dia Conceição Andrade- F Téc. adm
Maria do . Pedrosa Lima- S. Téc Adm
Maria do Carmo – professora
Maria do Desterro Medeiros- estudante
Maria do S. Batista de Lima- S. Téc Adm
Maria do S. de Oliveira - S. téc. adm
Maria do Socorro A de Souza- S. téc. adm
Maria do Socorro de Castro
Maria do Socorro Silva- Professor
Maria Eliane S.  Lima- S. téc. adm
Maria Helena G. de Almeida- S Tec. Adm
Maria Ivete torre- S. técnico-administrativo
Maria José da S. G. Nonato- S Tec. Adm
Maria José de S. Romão- T.Tec.adm.
Maria Juliana Q. Oliveira – S. Téc Adm
Maria Leide S. Alencar-Professor
Maria Lourenço da Cruz- S. téc. adm
Maria Luiza de Sousa- estudante
Maria M. Moreira Vieira – professora
Maria Tereza C. C. do Nascimento- estudante
Maria U. da Nóbrega – estudante
Mariana Barbosa Soares- Tec adm.
Mariana Carla L. Meneses- estudante
Marianne Sousa Barbosa- estudante
Marilene D da Silva- estudante
Marinilson B Pinto- S. téc. adm
Mario Gomes da Silva- Tec Adm
Marta Maria da Conceição – professora
Marta T. de F. Dourado- estudante
Martinho Q. Salgado – proS.  aposentado
Marx Prestes Barbosa – professor
Maurino Medeiros de Santana- professor
Maxwell Leonardo Dias- S. téc. adm
Mayara M. A.da Moura Nunes – estudante
Mércia R R Batista - professora
Mery Cristina P. de Melo - S. Téc Adm
Meryglaucia Silva Azevedo- Graduanda
Michel François Fossy – professor
Michele Marinho Brasil- S Tec. Adm.
Michelle G. Lima e Mello- Tec adm
Milena Thais S. Negreiros - estudande
Miriam Costa- professora
Mirian Farias da Silva – estudante
Moema S. de Castro- profa aposentada
Mônica Martins Negreiros – professora
Morgana M. S.Monteiro Lima- estudante
Mozaniel Silva- professor
Nadege da Silva Dantas – professora
Nair Barbosa da Silva- estudante
Nair E. B. Cavalcanti Medeiros- estudante
Napoleão C. N. da Silva- - S. téc. adm.
Nata Morais de Oliveira- professor
Nayane de Q. Nascimento- estudante
Neide Conceição dos Santos- estudante
Neuma Maria C. Felipe- S. téc. adm
Ney Robson A Tavares - T.Tec.adm.
Ofélia Barros – estudante
Olívia Rakel- estudante
Orlândia B. B. Sousa - estudante
Osiran S.  de Lima – S. téc. adm
Otávio Luís de Santana – professor
Pablo José C. Medeiros- estudante
Pablo V. de Lima Rocha – estudante
Patrícia Trindade Caldas- professora
Paulo Candido da Silva – estudante
Paulo da Costa Medeiros – professor
Paulo de Almeida Pinto- prof. apos.
Paulo de Melo Bastos – professor
Paulo de Tarso Medeiros- professor
Paulo Henrique- estudante
Paulo J P. Zilli- S. Téc Adm Engenheiro
Paulo R. dos Santos Ribeiro- T.Tec.adm.
Paulo R. Pereira de Sousa – S. Téc Adm
Paulo Valério T Leite- estudante
Pedro Francisco Alves- professor
Pedro Jenuino da Silva- T.Tec.adm.
Pedro Luiz do Nascimento- professor
Pedro Qurino- professor
Pérsio Dias de Medeiros- func
Poliana Ferreira da Costa – estudante
Polliany C. Monteiro da Silva – estudante
Pollyanne Rachel Fernandes Maciel
Priscila da C. B Nascimento – estudante
Quezia V. Flor Furtado- Professor
Rafael Galdino Maia- Tec adm
Rafael Lins do Egito
Raiff Leite Soares- estudante
Raimundo Nonato Formiga- S Tec. Adm
Raíssa Mayane de S. Bezerra – estudante
Ramílton Marinho Costa - professor
Raoni de Oliveira da Silva- estudante
Raquel Juvêncio da Silva – estudante
Rayane Brito de Sousa- estudante
Reginaldo Teixeira Ferreira Jr - S. Téc Adm
Reinildo Francisco S. de Sá
Renaldo Araújo- S Tec. Adm
Renally Barbosa – estudante
Renata B Milanês- estudante
Renato T. Maciel Filho- estudante
Rhayane Freitas de Queiroz
Ricardo S. de O. Machado – S. Téc Adm
Ricardo Trigueiro Moscoso T.Tec.adm.
Rivaldo B. de Aquino Filho – S. Téc Adm
Rivaldo C. Silva Dantas- Tec Adm
Robério Ferreira dos Santos- professor
Roberto A. da Paz- S. téc.adm.
Roberto Farias Ferreira- Tec adm
Roberto M. Santos- S. téc. adm
Roberto Mendoza- professor
Roberto Veras- professor
Robson Fernandes Barbosa – professor
Rodolfo Agra- S. técnico-administrativo
Rodolfo Gomes Martins - estudante
Rodrigo de Azeredo Grunewald- professor
Rodrigo F. Luz Serrano - Estudante
Rodrigo Rafael Dias Freire
Romeu Fernandes de Paula- professor
Romualdo Manoel da Costa- func.
Rômulo Augusto V. Silva – professor
Rômulo Feitosa Navarro- professor
Rômulo Maranhão do Valle- professor
Ronaldo Laurentino de Sales Jr- professor
Rosileide A. Feerreira- F Téc. Adm.
Rosilene Montenegro- professora
Rozenval de Almeida Sousa – professor
Rúbia Quaresma de Freitas - S. Téc Adm
Ruy Everton Leão- S. téc. adm
Sara. H Pontes Lunes- Administ.
Saulo de A. Vila- estudante
Saulo Magno de A. Vilar – estudante
Sebastião L. de Sousa Jr- S. téc. adm.
Sérgio Marcelo Oliveira – S. Téc Adm
Sergio Neves Dantas - professor
Sergio Phillip O Eugenio- estudante
Severino Everton Gomes- Tec. Adm
Severino José Cabral- professor
Severino José de Lima- professor
Severino Ramos Simões – S. Téc Adm
Shayanne Silvana-estudante
Sheila Michele Farias - F Téc. adm
Silvan Sousa- - F Técnico administrativo
Simone Aparecida da Silva Lins - Técnica
Sinedei Moura- professor
Socorro B da Silva- F Téc. adm
Socorro Ramalho - estudante
Sônia Maria Lira Ferreira – Professora
Sônia Maria Lira Ferreira- Professor
Sostenes Ferreira Torquato- Tec Adm
Stefania Bezerra de Oliveira – estudante
Tales G. Lopes de Sousa Lima- estudante
Tamara Aline R. Maciel- estudante
Tânia Regia de Oliveira- professora
Tarcisio J. de L. Nunes- estudante
Tercio Leite de Almeida- estudante
Teresa Cristina Peret- S. Téc Adm
Teresa Lúcia Brito de Lima- S. téc. adm
Terezinha J. de Freitas- S Tec. Adm
Thaís Gaudêncio do Rego-Professor
Thaise C. Guedes Dutra- - F Téc. adm
Thaise da Silva Lira- estudante
Thales Brás de s.Marques – estudante
Thiago Pereira Fernandes – S. Téc Adm
Thompson Fernandes Mariz- professor
Thyago E. F. de Medeiros- estudante
Tiago Ferreira Simões- estudante
Valdir José Costa Padilha – S. téc adm
Valdira Costa- Tec. aministrativao
Valdonilson B. dos Santos – professor
Valéria Andrade – professora
Valério V. de Sousa Barros – estudante
Vanderberg dos Santos.- S. téc. adm.
Vanessa Emanuelly de Souza – estudante
Vânia Sueli G. Rocha- professora
Vânio Fragoso Melo- professor
Veneziano Guedes de Sousa- estudante
Vera L. N. dos Santos- estudante
Vera Lucia Antunes de Lima - professora
Vicente de P. A. Araújo – S. téc. adm.
Vicente de Paula Ferreira-- F Téc.adm.
Vijay P. S. Nain- prof aposentado
Vilson Cesar Schenato – estudante
Vimário Simões Silva- professor
Vinícius Costa Amador – estudante
Vinicius de Araújo Simões- estudante
Virgilio Brasileiro- professor aposentado
Vital A.de Araújo- T.Tec.adm. aposentado
Wagner Braga Batista- prof. aposentado
Walberto Barbosa Da Silva- Professor
Washington Silva de Farias- professor
Wellington de Sousa Lima – S. téc. adm
Wellington L Bandeira- T.Tec.adm.
William Soares dos Santos – estudante



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