Críticos do PAC ignoram Rodoanel
Ainda entenderei por que toda vez que as tevês, revistas e jornais de Serra pressionam algum petista por conta de “atraso” nas obras do PAC o pressionado não pergunta por que não atacam também essa barbaridade que é o Rodoanel, que impede que tucanos e afins critiquem um programa que a comunidade internacional considerou que foi responsável pela reação da economia brasileira em 2009, no auge da crise internacional.
O Rodoanel é uma idéia antiga. Para que se tenha uma idéia de como se enterra bilhões em uma obra que não anda, e ainda sem que se tenha segurança de que representará o que prometem, vale lembrar que o anel viário no entorno de São Paulo, que permitiria que caminhões que cruzem o país não precisem entrar na capital paulista para seguir viagem, foi concebido nos anos 1950.
Trata-se de uma estrada de 177 quilômetros que começou a ser construída em 1998 pelo falecido governador Mario Covas e que agora chega à metade do círculo no entorno da capital paulista. Além da demora absurda na execução, o Rodoanel tem sido postergado por conta de montanhas de irregularidades em relação aos custos e até quanto à qualidade da obra, que recentemente viu um de seus viadutos mal feitos caírem sobre veículos em um de seus trechos.
Enquanto a mídia só se preocupa em criticar o impressionante conjunto de obras do PAC, obras que já chegaram à metade do total previsto apesar de que começaram a ser construídas em 2007, ignora-se investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) que encontrou indícios de superfaturamento na construção do trecho sul do Rodoanel, com participação direta da empreiteira Camargo Corrêa, alvo principal da Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal.
Em termos práticos, metade das obras do PAC já terem sido entregues em menos de 3 anos enquanto que uma mísera estrada não anda em São Paulo há 12 anos mostra a pouca seriedade dessas críticas exclusivas e tendenciosas da imprensa ao programa do governo federal.
Quando se fala no atraso do Rodoanel ou da ampliação da pífia malha metroviária na capital paulista, a máquina parajornalística de Serra se apressa em arrumar desculpas para a inépcia tucana desfiando o velho rosário de dificuldades ambientais e de fiscalização, mas a mesma mídia não aceita as mesmas explicações do governo Lula para não ter executado inteiro, em míseros 3 anos, um pacote impressionante de obras que vão de rodovias a hidrelétricas.
Apesar disso, o PAC foi um dos maiores responsáveis pelo soerguimento da economia brasileira entre 2008 e 2009, no auge da crise. Com a paralisação do setor privado, assustado pela mídia para que parasse de investir, o que foi feito com o objetivo de ampliar a crise e facilitar a eleição de Serra neste ano, as obras do programa federal fizeram a economia continuar funcionando. Era o Estado induzindo o crescimento de que falam Lula e Dilma.
Já o PAC 2 é um conjunto de obras que dará norte ao próximo governo. Os estudos serão acelerados no decorrer deste ano e, em 2011, não se perderá tempo com a demorada etapa inicial da execução de projetos da envergadura dos que estão sendo propostos. Ou seja: os PACs, tanto o primeiro quanto o segundo, são do maior interesse da sociedade, mas são torpedeados pela conveniência política de um grupelho de picaretas.
Enfim, será que não dava para os petistas começarem a cobrar dos detratores do PAC essa obra interminável e exorbitante que é o Rodoanel, que os sucessivos governos tucanos NÃO conseguem terminar há uma década e meia? Garanto que a primeira vez que falarem claramente daquela barbaridade, a oposição e a mídia pensarão duas vezes antes de criticar o fantástico Programa de Aceleração do Crescimento do governo Lula.
Escrito por Eduardo Guimarães às 10h43