quinta-feira, 19 de maio de 2011

MEC destaca Projeto de Extensão da UFCG

Transcrevo abaixo matéria de Ionice Lorenzoni divulgada na página eletrônica do MEC sobre o Projeto Fogão Solar, executado pela equipe do Projeto UniCampo.

Um projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus do município de Sumé, no Cariri paraibano, ensinou 81 famílias de dois assentamentos da reforma agrária a construir um tipo de fogão solar e a cozinhar. Economia de tempo e de trabalho das mulheres, de consumo de lenha e carvão, proteção do meio ambiente são pontos de destaque do projeto.
Para o diretor do campus, Márcio Caniello, o repasse de conhecimentos e de tecnologias e a interação com as comunidades são deveres da universidade. “Nossa missão é promover o desenvolvimento da Paraíba com projetos de extensão e pesquisa”, diz. O campus começou funcionar em julho de 2009 e integra o programa de expansão das universidades federais do Ministério da Educação.
Em fevereiro e março deste ano, professores e estudantes da unidade da UFCG em Sumé realizaram quatro oficinas sobre o fogão solar com agricultores dos assentamentos Novo Mundo, no município de Camalaú, e Serrote Agudo, município de Prata. 
Nas oficinas, explica a diretora do projeto, Luciana Cantalice, as famílias receberam informações sobre modos de proteger o meio ambiente com práticas simples como substituir parte do cozimento das refeições com o uso da energia solar. No Nordeste, diz o professor Caniello, a lenha é significativa na matriz energética. Substituir seu uso, pelo menos em parte, tem impacto positivo na vida das comunidades e na preservação.
Desconfiança. Essa foi a reação imediata dos assentados na possibilidade efetiva de cozinhar com o calor do sol, mas a experiência deles mostrou que é viável, diz a diretora. A tecnologia do fogão solar que chegou ao Cariri paraibano foi desenvolvida pelo professor Olívio Teixeira, da Universidade Federal de Sergipe, e repassada ao campus de Sumé. 
O fogão é feito com duas caixas de papelão de 60 x 60 centímetros, embutidas, altura de 40 centímetros, uma chapa de zinco pintada de preto fosco que fica no fundo da caixa, papel alumínio para revestimento interno, cola, fita adesiva e um vidro para cobrir. O custo unitário é de R$ 65,00. Em 2010, o campus de Sumé recebeu R$ 50 mil do Banco do Nordeste para executar o projeto nos dois assentamentos.
De acordo com Luciana Cantalice, nas oficinas os agricultores receberam o conjunto de materiais do fogão solar adquirido pela universidade e aprenderam a montá-lo. Nos assentamentos Novo Mundo e Serrote Agudo, 81 famílias fizeram os fogões, aprenderam a usá-los e aprovaram a tecnologia. Se não ficar exposto à chuva e ao sereno, a duração do fogão é de dois anos.
120 graus – O fogão exposto ao sol do Cariri alcança 120 graus centígrados e demora um pouco mais que na cozinha convencional para preparar os alimentos, mas dispensa cuidados como manter o fogo aceso com lenha ou carvão ou controlar o gás de botijão. Para cozinhar, os alimentos são colocados na caixa em panela fechada com tampa e para assar, em assadeira.
Na experiência dos assentamentos do Cariri, o arroz cozinha em 1h30, o feijão verde em 2h30, o peixe assa em 1h30, a carne bovina ou de bode em 2h30. E não queima os alimentos, explica a diretora. Depois das primeiras desconfianças nas possibilidades do fogão, Luciana diz que as mulheres se entusiasmaram com o projeto e começaram a assar bananas, pães, bolos. Deu certo e hoje a comunidade está reunindo receitas que vai divulgar em livro com apoio do campus.
Com temperatura média anual de 25 a 27 graus centígrados, 2.800 horas de sol por ano, chuvas escassas, a população rural do Cariri paraibano pode usar a tecnologia do fogão solar com vantagem, explica Márcio Caniello. Em 2011, o campus vai apresentar novo projeto ao Banco do Nordeste na tentativa de obter mais recursos para replicar o fogão solar em outros assentamentos.
Longe da capital – A universidade chegou à região há dois anos, tem 788 estudantes em cursos superiores de graduação, dos quais 75% são do Cariri e 90% deles da Paraíba. A criação da unidade da UFCG em Sumé faz parte da primeira fase de expansão das universidades federais promovida pelo Ministério da Educação, a partir de 2005. 
O município de Sumé, com 16 mil habitantes segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, fica a 130 quilômetros de Campina Grande, onde está a sede da universidade, e a 264 quilômetros de João Pessoa, a capital do estado. O Cariri paraibano, que ocupa o sul do estado, reúne 29 municípios onde vivem 160 mil pessoas. 

Ionice Lorenzoni

8 comentários:

  1. Olá Márcio,
    Parabéns pelo projeto de extensão e pela matéria.
    Que bom lhe ver em atividade. Desejo melhoras.
    Achei incrível este fogão solar, mas fico impressionado que isto ainda não tenha sido levado a zona urbana!
    É que pequenos comerciantes (ambulantes) de comida poderiam também utilizarem este invento para manter seus produtos aquecidos em qualquer local do país.
    Também seria novidade que uma inovação gerada para o campo, fosse aplicada na cidade.
    De qualquer forma, nossa inovações devem continuar a ganhar destaque.
    Abraço,
    Jean Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Prezado professor,

    Trata-se de um importantíssimo projeto de alto impacto e baixo custo.
    Quiçá, "kaizens" possam ser realizados de forma a reduzir os tempos de processamento das alimentações; através disso, essa prática poderá se estender além do nosso Cariri e beneficiar uma quantidade bem maior de pessoas.
    Parabéns!
    Forte abraço,
    Osiran Lima

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor, projeto maravilhoso!

    Gostaria de mais informações para montar um fogão desse na minha casa. Sou professora da rede pública e tenho um pequeno negócio de alimentos para completar a renda, queria utilizar esta tecnologia como uma forma de economizar gas. Como posso obter detalhes para montagem do fogão?

    vilmacarla@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Márcio,
    Muito legal a iniciativa. Parabéns.
    grande abraço,
    Flávio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,
    um projeto que só traz benefícios as pessoas menos providas de recursos, são alternativas assim que ajudam diretamente no sustento diário das pessoas.

    Abraço,
    Erick Tell

    ResponderExcluir
  6. Márcio,
    parabéns para voce e toda a equipe do Projeto. Muito sucesso!
    Abraços,
    Magnólia.

    ResponderExcluir
  7. Começarei a divulgar essa tecnologia não como alternativa, mas sim como sistema funcional para utilização efetiva, pois como temos muita energia solar, nesse caso essa fonte deve ser mais utilizada.

    ResponderExcluir
  8. Oi Márcio, faço coro com os que desejam a divulgação de como montar o fogão.
    Parabéns a todos vocês!
    Abraços
    Dela-Bianca

    ResponderExcluir