domingo, 4 de outubro de 2009

Governador instala Campus de Sumé

O governador proferiu a aula inaugural do Campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

A solenidade aconteceu na noite da segunda-feira (28), no ginásio da Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz, naquela cidade do Cariri paraibano. "Está de parabéns o povo de Sumé pela conquista", disse.

A aula inaugural marcou o início das atividades acadêmicas do Campus de Sumé e, para comemorar, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) realiza até a próxima sexta-feira (2 de outubro), o Seminário Integrador 2009 tendo como tema 'Semiárido brasileiro: potencialidades, desafios e estratégias da convivência no século XXI'.

O governador do Estado foi recebido pelo prefeito do município, Francisco Neto, mais o reitor da UFCG, Thompson Mariz; professores universitários, deputados da região, secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio; o professor Márcio de Matos, diretor do Centro de Ensino Acadêmico; universitários, prefeitos da região do Cariri e várias outras autoridades. No ginásio, o governador foi aplaudido de pé pelos participantes do seminário.

Investimentos - Na palestra o governador falou sobre o tema 'Potencialidades do Desenvolvimento do Semiárido", onde falou dos investimentos que o Governo do Estado vem realizando naquela região. A Educação como prioridade, a caprinocultura, a instalação da usina de leite em pó no Cariri, aumento da capacidade de atendimento no setor de abastecimento dágua, além da área de saúde.

Durante a aula inaugural, ele falou da satisfação em participar da solenidade de instalação do Campus de Sumé, principalmente por ter sido o autor da emenda de R$ 17 milhões, consignada no orçamento da República, para a implantação do ensino superior na região do Cariri paraibano.

O Campus de Sumé funcionará com os cursos de Ciências Sociais, Educação do Campo, Engenharia de biossistemas, Engenharia de Biotecologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Pública.

Relato de vida - Emocionado, o prefeito Francisco Duarte da Silva Neto, agradeceu o empenho do governador que na época exercia o cargo de senador e conseguiu emenda para a instalação do Campus de Sumé.

Ele também fez menção ao trabalho do reitor Thompson Mariz.'Doutor Neto', como é conhecido, disse ainda que se não fosse a decisão corajosa do reitor e empenho do então senador destinar os recursos, não seria possível a instalação do Campus.

Cardoso Filho (Secom-PB)

http://auniao.pb.gov.br/v2/index.php?option=com_content&task=view&id=28706&Itemid=74

Um comentário:

  1. Diretor Márcio Caniello a respeito do último concurso público para técnicos administrativos, existe alguma previsão para nomeação dos aprovados para o campus CDSA.
    Valdir Padilha

    ResponderExcluir